100 receitas sem leite e derivados

100 receitas sem leite e derivados, livro escrito por Sabrina Sedlmayer e publicado pela Editora Gutenberg, surgiu a partir de uma necessidade da autora.

Mãe de um garoto alérgico a qualquer proteína do leite e não só à lactose, Sabrina resolveu pesquisar receitas brasileiras e de outras culturas (mediterrânea, sírio-libanesa, germânica, japonesa, portuguesa, etc) isentas de leite e seus derivados.

As opções de receitas vão do café da manhã, passam por lanches rápidos até sugestões para ocasiões especiais, como festas de aniversário. Bolos,muffins, pães, biscoitos, sopas variadas, molhos, bolinhos, saladas, massas, carnes, peixes e frutos do mar, entre outros. Tudo isso sem leite e sem nenhum de seus derivados, como manteiga, margarina, creme de leite, queijos, requeijões, coalhada, leite condensado, iogurtes, etc.

A autora também inclui, logo no início da obra, dicas e recados para quem sofre de alergia ou intolerância ao leite. O mais interessante é que todas as receitas não tem “adaptações”, são pratos que já existem e que se utilizam de outros ingredientes como azeite, água, suco de frutas e óleos.

Mais informações sobre os livros da Editora Gutenberg estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica

Para ilustrar a Editora forneceu ao Cuecas na Cozinha uma das receitas

Baby Cake

Ingredientes

Massa:

4 claras

2 xícaras (chá) de açúcar refinado

3 colheres (sopa) de cacau em pó solúvel

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sobremesa) de bicarbonato

 

Calda:

1 barra de chocolate extra-amargo (100 g de chocolate amargo a partir de 70% de cacau)

½ xícara (chá) de água

2 colheres (sopa) de açúcar

 

Modo de preparo

Em uma batedeira, bata as claras em neve e adicione uma xícara de açúcar até obter um creme firme.

Junte, em outro recipiente, a farinha de trigo ao cacau e misture bem. Adicione então as claras com a mescla de trigo e cacau e, por último, o fermento em pó.

Unte forminhas pequenas com óleo. Asse em forno preaquecido a 200 graus. Verifique o cozimento após 15 minutos. Para a calda é só derreter o chocolate em banhomaria e adicionar um pouco de açúcar e água.

 

Dica importante

Este bolo assemelha-se à coca espanhola. Você pode fazê-lo sem o bicarbonato numa assadeira grande para que ele fique com um centímetro de altura, bem fininho, próprio para cortar em camadas. E fica delicioso recheado com calda de frutas vermelhas. Confira as receitas de calda de morango e de amora neste livro.

 

Dica gourmet

Há várias marcas de excelente qualidade de chocolate com teor 70, 80 e 90% de cacau que não levam leite. Mas pode-se também optar por chocolate de soja.

(fotos de divulgação)

 

 

14 Responses to 100 receitas sem leite e derivados

  1. Adorei a dica!
    Só gostaria de fazer um pequena observação, lactose não é proteína do leite, e sim um açúcar. É só uma pena que, para mim, essas ainda necessitem de adaptações. Mas já um bom começo,rs.

  2. Para quem é alérgico saber sobre um livro como esse…nossa! Que dica maravilhosa! Ainda mais de receitas que originalmente não utilizam leite! Vou correndo comprar! Abraços

  3. Excelente dica para quem odeia leite como eu! :)

  4. Adorei a iniciativa, preciso comprar este livro. Como? Por favor me envie meios para que eu possa adquirir este. Estou com alergia ao leite e seus derivados meu cardapio esta quase uma caos.

  5. O livro é maravilhoso e não fica restrito a substituições do leite pela soja, por exemplo. Todas as receitas foram testadas e são para ser saboreadas por toda a família. Recomendo.

  6. Bom dia!!! Quando você a receita cita “adicione o fermento em pó”, isso significa que é pra adicionar o bicarbonato, certo?

  7. Heloisa, sinceramente não sei porque essa receita é do livro, foi o pessoal que me enviou. Mas vc tem razão, deve ser o bicarbonato mesmo porque não tem fermento nos ingredientes e o bicarbonato não é citado na forma de preparo.

  8. Josemilda Bezerra de Almeida

    Fiquei encantada com o tema do livro, estou interessada em adquirir. Tenho na minha famíla 3 pessoas com intolerância a lactose, trabalho com docinhos e bolos decorados em Petrolina e pretendo fazer algumas delicias especiais voltadas para os alérgicos.Obrigada a Sabrina Sedlmayer pela pesquisa e pelo livro, $uce$$o para todos.

  9. interessante…no meu caso meu tipo sanguinea é A e o leite me deixa inchada, ataca enxaqueca,to fazendo tudo sem uso do leite,sinceramante tem muita receita deliciosa,nao sinto falta de sentir dores…obrigada

  10. Gostaria de saber se esse livro e receitas 100/sem proteinas do leite,pois meu neto e alergico,e precisamos de receitas de biscoitos,bolachas etc,mas que seje sem leite e derivados,se for assim,como faço para comprar o livro.
    Sem mais agradeço,espero resposta.
    abraços

  11. Tamiris Ap Ferreira da Silva

    Boa Tarde, meu sobrinho é Alergico a Leite, Ovos e tem Intolerancia a Lactose, gostaria de saber se vcs te receitas para compartinhar com a gente, ou msm fazer um livro… Muito Obrigada….

    • Alessander Guerra

      Tamiris vc encontra receitas na coluna Gastronomia Funcional – siga o chef Marcelo Facini e a chef Nadia Campeoto que são colunistas do Cuecas na Cozinha e especializados em intolerâncias e alergias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>