Como organizar um churrasco

Aqui vão algumas dicas de como organizar um churrasco. Essas dicas para a organização do churrasco foram dadas pelos gaúchos Dilamar Oliveira e Valdecir Luis Leismann, respectivamente proprietário e gerente-geral da churrascaria paulistana Prazeres da Carne. Especialistas no assunto, os dois reuniram dicas para churrasco que levam em conta: a quantidade de carne por pessoa, pré-preparo, acompanhamentos, o dia do churrasco, como gelar a bebida.

UM DIA ANTES

Primeiro passo: escolher as carnes que serão servidas e quantidade a serem compradas de acordo com o número de convidados. Neste caso, os especialistas consideraram o número de 20 convidados e falaram um pouco sobre os tipos de carnes mais comuns. Tempero, tempo de preparo e a sequência em que devem ser servidas. Também muito importante comprar gelo, 2kg de sal grosso e 20 kg de carvão. Para a sobremesa, uma boa idéia é assar abacaxi com canela.

Calcular mais ou menos 600 gramas de comida por pessoa (400 g de carnes variadas + 200g de acompanhamentos). Em geral, esta é a média de consumo por participante. Vocês vão notar que as quantidades de carne abaixo pesadas somam mais que o peso em gramas por pessoa, acontece que durante o cozimento a carne reduz bastante o seu peso.

Carnes e quantidades:

Linguiça toscana: ½ quilo;

Coração de frango: 1 kg, temperado com cheiro verde, vinho branco, vinho tinto e sal e deixar no molho por um dia;

Coxinha de frango: 2kg, temperado com sal

Costela de porco: 2kg, meio da costela, temperada com vinho branco ou limão e sal.

Cupim: 2kg, demora muito para assar, passar na manteiga com sal embrulhar em papel celofane e assar por duas ou três horas;

Alcatra ou maminha: 2kg, assa rápido, pode-se rechear a maminha com queijo mussarela ou prato;

Picanha: em torno de 6 kg. Se quiser com alho, temperar com pasta de alho ou alho fresco moído misturado ao azeite de oliva.

Costela bovina: Uma unidade. Temperar com sal e assar por 4 a 6h (diminui muito. Em geral, uma peça de 4kg reduz para 2kg, assim como todas as carnes) com o lado do osso para baixo;

Panceta: 1 unidade, temperar com sal, limão e assar até ficar crocante;

Carré de cordeiro: 2kg, temperar com vinha d’alho, tempero comprado em supermercado, dissolver 100 ml em um litro de água e deixar de molho por um dia antes;

Preparar os acompanhamentos: farofa temperada (bacon, azeitona, ovo, cebola, alho, cheiro verde, linguiça calabresa defumada; vinagrete (vinagre, azeite, pimentão, tomate, cebola e cheiro verde. Maionese ( com batata, ovo, salsinha, cenoura, vagem). Salada mista (alface americana e agrião temperada com aceto balsâmico, azeite e sal); pão francês (calcular um por pessoa); Queijo coalho (para finalizar) e pão de alho.

NO DIA DO EVENTO

Para gelar rapidamente as bebidas – Coloque as latinhas ou garrafas em um recipiente (balde, bacia, tanque) e cubra as cervejas com o gelo. Coloque cerca de 100 ml de álcool e sal refinado junto com o gelo (um truque para gelar mais rápido). Não esqueça também sucos, refrigerantes e água mineral.

Cronograma:

Se for optar pela costela, precisa começar a assar 4 ou 5 horas antes e colocá-la em um espeto no alto da grelha.

Para acender o carvão, 30 minutos antes dos convidados chegarem, utilizar 5kg (com álcool gel ou pedras próprias vendidas em supermercados) até obter um braseiro vermelho. Ir acrescentando carvão, sempre nas laterais, a cada 40 minutos. Jamais colocar água ou deixar queimar a carne na labareda.

Começar o churrasco,assando a coxinha de frango, o coração do frango e a linguiça. Depois, ir assando as outras carnes e servir. Encerrar com queijo coalho e por último o abacaxi com canela assado na grelha.

 

7 Responses to Como organizar um churrasco

  1. Excelentes dicas … Adorei o post.

    O site da TVChurrasco também tem muitas dicas de churrasco, vale apena conferir!!

    http://www.tvchurrasco.com.br/

  2. parabéns, cuecas – agora, sim !!! recebi as “receitas” de pratos deliciosos. Parabéns e continuem a enviar a TODOS, outras receitas deliciosas como estas. Abraços

  3. Excelente Dica, não havia pensado em passar isso para meus leitores… Vou adaptar e publicar, com a devida referência no meu blog, Cozinhando sem Alho… Alias, se quiserem testar interessante, recomendo o RISOTO DE CACHAÇA (http://cozinhandosemalho.com.br/2013/02/risoto-de-cachaca/)

  4. Achei a quantidade por pessoa meio alta, até porque não está considerando homens e mulheres, sem falar das crianças.
    homens comem muito mais carne que mulheres, e elas são das saladas e os acompanhamentos.
    se tiver muitas crianças coração de frango e as tulipas são bem vindas
    agora, meio kilo de linguiça, é só pro churrasqueiro, kkkk, não dá pra abrir o apetite.

  5. Meu! Como é difícil organizar um churrasco, sempre coloco o frango e a linguiça primeiro também, coloco um pouco antes de começar o churras. Depois coloca as carnes como alcatra e picanha. As carnes como cupim, faço no bafo! Coloco algumas horas antes também. Valeu pela dica!

  6. Muito bom adorei suas dica blog show amei !

  7. Cristiano da Silva Pereira

    Algumas coisas eu já sabia e praticava, inclusive por hábito. Mas como a gente nunca sabe tudo, aprendi muitas outras coisas que nem passava pelo pensamento. Valeu, muito agradecido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>