E hoje tem receita de alfajor peruano no nosso site de gastronomia. Obaaaaa!!!!
A chef Cris Maccarone, professora de gastronomia do Senac e da Estácio, que desenvolve trabalhos de food styling, consultoria e oficinas gastronômicas; trouxe essa receita de alfajor peruano, de uma visita recente ao país. “Eu estive no Peru e fiquei encantada com o País e sua gastronomia, que já é bastante apreciada pelos profissionais de cozinha. Os alfajores me encantaram porque, diferente dos argentinos, são de vários tamanhos, mais finos e de sabores diversos. Esses doces são de origem árabe e foram trazidos para a América Latina pelos espanhóis. Originalmente, levavam farinha de amêndoas e os recheios eram de mel. As populações locais adaptaram com o que tinham à disposição. No caso do Peru, o mel é, na verdade, o mel da cana de açúcar, que chamamos no Brasil de melado de cana. Mas eles fazem o alfajor peruano também com pasta de frutas, chocolate, creme com coco e doce de leite (conhecido por lá de manjar blanco)”.
Depois dessa explicação bem bacana da chef Cris Maccarone, hora de ver como ela prepara o alfajor peruano (a foto da matéria pertence ao arquivo pessoal da chef).
ALFAJORCITOS PERUANOS DE MIEL
Ingredientes
Massa
500g de farinha de trigo
1 pitada de sal
250g de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de leite
Recheio
½ xícara (chá) de melado de cana
1 xícara (chá) de água
Raspas de ½ laranja
1 cravo
1 pau de canela
1 colher (sopa) manteiga
½ xícara (chá) de farinha de trigo
coco ralado (opcional)
Açúcar de confeiteiro
Modo de preparo
Massa
Pré-aqueça o forno em temperatura de 180ºC.
Misture todos os ingredientes com as mãos até formar uma massa lisa.
Abra com a ajuda de um rolo na espessura de 3mm. Corte com um cortador redondo (3cm de diâmetro) ou em formato desejado.
Coloque-os para assar em forma forrada com papel manteiga untado. Asse até que fiquem cozidos, porém sem adquirir cor. Deixe esfriar.
Recheio
Misture o melado, a água, a raspas de laranja, o cravo e a canela e leve ao fogo. Deixe ferver por uns 5 minutos. Reserve.
Em outra panela, derreta a manteiga, junte a farinha e misture bem.
Acrescente, aos poucos, a calda do melado e misture até formar um creme liso. Cozinhe, mexendo sempre, até atingir o ponto de recheio. Deixe esfriar.
Montagem
Coloque um pouco de recheio em um dos biscoitos e cubra com outro, formando os alfarjorcitos. Se quiser, passe as laterais em coco seco ralado e polvilhe açúcar de confeiteiro.
Se preferir, no lugar do creme de melado de cana, use doce de leite.