Já faz um tempo aconteceu esse almoço delicioso na Vinea (importadora de vinhos e restaurante) preparado pelo chef Eudes Assis (responsável pela comida do Vinea de Alphaville) para harmonizar com Champagne (sim, isso mesmo, veio dessa região da França!) Maxime Blin.
Maxime Blin é um jovem, responsável pela marca de Champagnes que leva seu nome. Membro de um família tradicional dessa região francesa, cuida desde o plantio das uvas até o preparo das borbulhas sedutoras. A propriedade de Maxime fica em Trigny (10 km de Reims), lá cultiva as três uvas permitidas pela regulamentação da AOC (Appellation d”Origine Contrôlée) Champagne: Pinot Noir, Pinot Meunier (tintas) e Chardonnay (branca).
Entrada: Creme de palmito pupunha com vieiras no vinho e folhado de queijo brie com maçã – Champagne Brut Carte Blanche (uvas Pinot Meunier e Pinot Noir)
Se os champagnes de Maxime (importados pela Vinea ) eram refrescantes e saborosos a comida do chef Eudes Assis seguiu à altura a qualidade da bebida.
Primeiro Prato: Camarão flambado ao molho bisque com risoto de zucchini e chips de inhame – Champagne Grand Tradition (uvas Chardonnay e Pinot Noir)
O chef entendeu plenamente o frescor da ocasião. Sua origem caiçara (litoral norte de São Paulo) sabe bem o que esse tipo de bebida pede. Falando nisso, essa é uma das principais características que fazem o sucesso do Eudes, sua cozinha pode percorrer o mundo sem perder a origem: o mar, o frescor, a simplicidade bem executada. Ele tem orgulho de ser um chef caiçara!
Segundo Prato: Filé de vitelo com cogumelos salteados e purê trufado de batatas – Champagne Brut Rosé (uva Pinot Noir)
Muitos estudantes de gastronomia me perguntam sobre que tipo de comida e de restaurante devem focar, e eu repito sempre a mesma coisa: “Se a sua comida não tiver história, não tiver raiz, ela será mais do mesmo! Então pense nisso primeiro!” está aí o Eudes para comprovar o que penso e digo. Hoje, um chef tão respeitado no mercado, que foi convidado por a Alex Atala e realizou recentemente sua semana de menu degustação no restaurante de comida brasileira Dalva e Dito.
Sobremesa: Doce de banana com creme inglês e merengue italiano – Champagne Brut Carte Blanche (uvas Pinot Meunier e Pinot Noir)
(fotos de divulgação)
Receitas do chef Eudes Assis no Cuecas na Cozinha
Robalo grelhado com manteiga de pistache e Arroz lambe lambe de mariscos
Valeu Ale! Muito linda essa matéria!
Muito obrigado pelo carinho e o respeito que você sempre teve com o meu trabalho!!
Tenha certeza que a admiração e a reciproca é a mesma! Desejo muito mais sucesso ao cuecas na cozinha!
Abraços!
Eudes Assis.
Alê, que espetáculo o post – descreve bem a comida, eu estava lá e foi mesmo incrível!