O Aperol Spritz, tem conquistado cada vez mais apreciadores ao redor do mundo, inclusive no Brasil.
O Aperol é um aperitivo italiano que surgiu em 1919 em Pádua, produzido pelos Irmãos Barbieri. Uma bebida com cor e sabor de laranja, leve, refrescante, com apenas 11% de teor alcoólico e que combina com várias outras bebidas. Hoje a marca pertence ao grupo Campari.
Mostrando como uma bebida pode se renovar, a criação do drink Aperol Spritz chacoalhou o verão italiano e agora o de grande parte do mundo. O sucesso do drink, é um refrescante aperitivo onde a receita é juntar bastante gelo, a uma bebida que já tem baixo teor alcoolico e ainda é misturada com prosecco e àgua gaseificada.
A dica veio do bar Ministro 1153, que acrescentou esse e outros drinques italinos na sua carta de bebidas. Para comer por lá as dicas são: as Piadinas (sanduíche típico da região italiana da Romagna feito com farinha de trigo, sal, azeite e água – depois a massa bem fininha é grelhada e recebe recheios variados) e os Crostinis de Polenta (onde a polenta grelhada faz o papel do pão e recebe coberturas diversas).
Aperol Spritz
Receita para um drink:
3 partes de Aperol (50ml)
2 partes de prosecco (40ml)
1 parte de àgua gaseificada (10ml)
Rodelas de laranja para decorar
Gelo
Modo de preparo:
Misture todas as bebidas e bata na coqueteleira, com gelo.
Colocar no copo e decorar com rodelas de laranja.
Foto: Tadeu Brunelli
>Primeiro de tudo, legal que o spritz de aperol seja comentado no Brasil, pq realmente eh a melhor bebida q tem por aqui. Mas eu, como brasileiro-italiano, que já trabalhou em bar italiano e que bebe sempre essa bebida, posso dizer q a receita (ao menos q se faz aqui) não é essa (eu já bebi spriz em varias regiões e tem sempre o mesmo gosto) – é 1 parte de aperol, 2 partes de prosecco, 2 partes de água com gás e meia rodela de laranja ou uma azeitona. Eu prefiro com laranja. 3 partes de aperol pra 2 de prosecco e 1 de agua fica muito forte, pois o aperol tem um sabor muito amargo e intenso.
Mas parabéns pelo post, pois, commo eu já disse, o Brasil tem q conhecer essa bebida q é demais.
>adoro … conheci a tres anos quando cheguei na italia… aqui na europa eh um sucesso… esse ano nas minhas ferias vou levar para minha familia provar…. todos domingos no meu dia livre um spriz eh sagrado… gostei do post…abraco
>obrigado pelas dicas direto da Itália.
Realmente a receita não está correta. São 3 partes de prosecco, 2 de Aperol e 1 de água – é assim que vem explicado no rótulo da garrafa.
Cada barman cria o seu drink Ricardo, por isso que pode mudar a receita que está na garrafa. abs
TOMAI NA PRAÇA SÃO MARCOS EM VENEZA, E REPRODUZI AQUI NO SUL DO BRASIL!!
BOM DEMAIS!!!