Fui visitar o Bar Numero, mix de bar, restaurante e mini club que funciona no bairro dos Jardins, aqui em São Paulo. O lugar é daqueles moderninhos, descolados, cheio de beldades e tem projeto premiado com a assinatura do arquiteto Isay Weinfeld. Na parte de cima funciona o bar e restaurante, no subsolo fica o “mini”, uma pista de dança que abre, ocasionalmente, para festas fechadas e privées. A trilha sonora eclética privilegia o lado B em versões especiais – que vão do jazz e bossa-nova aos estilos indie e rock ‘n’ roll. Com o passar da noite a música vai subindo na mesma medida em que a luz do ambiente vai baixando.
Ginger Elyx (foto Alessander Guerra)
coxinhas (foto de divulgação)
Mas vamos aos comes e bebes porque é aí que, para esse que vos escreve, reside o grande diferencial do lugar. O cardápio é assinado pelo competente chef Victor Vasconcellos e os drinks pelo mestre Derivan, só esses dois nomes já valem a visita. Cabe alertar que é um lugar caro, gasta-se facilmente R$100 por pessoa. Porém, os pratos tem elaboração cuidadosa, ingredientes selecionados e apresentação de alta gastronomia; assim como os drinks, preparados com marcas de bebidas premium.
Ovo “mais” que perfeito com torradinha de miga trufado
As mini coxinhas acompanhadas com molho de pimenta de cheiro já são clássicas! Imperdíveis, das melhores da cidade de São Paulo. Outras boas surpresas preparadas pelo chef Victor Vasconcellos são: Ovo “mais” que perfeito com torradinha de miga trufado (delícia de ovo – bela e cuidadosa apresentação); Pastel de palmito trufado (bom equilíbrio da manteiga trufada com o palmito – dá para sentir os dois sabores -minha foto de abertura do post) ; Milanesa de Filé aperitivo (fritura sequinha, carne macia, ótima apresentação) ; Aspargos grelhados enrolados no San Daniele (aspargos crocantes em perfeita harmonia com o prosciutto italiano); Tuna Tartare com Abacate e molho Oriental – acompanha crispy de cebola e gengibre (para quem curte os sabores crus) ; Polvo confit com lâminas de limão siciliano e alecrim (polvo macio e saboroso); Mini Salmão burguer com hommus de edamame e pão sem glúten (salmão úmido e bom contraste com a pasta de edamame) e o Mini Beef burger com confit de tomate e salada frisée (carne suculenta que umedece o pão macio).
Há ainda saladas como a Caprese de Burrata com tomates assados e sal negro e pratos principais como: Paillard de filé com salada morna de cogumelos; Risoto de linguiça artesanal com favas verdes e Taglioline Perrier Jouet: frutos do mar, tomates e champagne.
Aspargos grelhados enrolados no San Daniele
Tuna Tartare com Abacate e molho Oriental
No campo dos drinks o mestre Derivan capricha na mixologia das bebidas alcoólicas, xaropes, sucos, águas, temperos e frutas. A carta contempla os clássicos: Dry Martini, Cosmopolitan, Margarita, Negroni, Manhattan, Kir Royal, Mojito, Harry´s Bellini, G&T (Gin Tônica com Hendrick’s) e o drink da casa Numero (Sake, cranberry, tangerina e cointreau). Martinis, como o Cassino Royale (Absolut Elyx, gin, Lillet Blanc dry) e Lichee Martini (Absolut Vodka, curacao fino, purê de lichia). Caipirinhas, como a Clássica com cachaça e limão e a Tropicana com cachaça, morango, abacaxi e maracujá.
Polvo confit com lâminas de limão siciliano e alecrim
Completando a carta de clássicos, alguns drinks, interessantes e bem equilibrados, criados especialmente pelo barman para o Bar Numero: Svenska Elyx (Absolut Elyx, morangos, geleia aromática de pimenta e champagne brut); Ginger Elyx (Absolut Elyx, limão, cerveja, xarope de açúcar e gengibre); Cuervo Godfather (Cuervo 1800 reposado, licor Amaretto e Laranja) e Elyxzandra (Absolut Elyx, kiwi, cardamomo, licor de lichia, suco de laranja e essência de damasco).
Mini Salmão burguer com hommus de edamame e pão sem glúten
Mini Beef burger com confit de tomate e salada frisée
fotos: todas as fotos desse post foram feitas por mim, exceto a da coxinha que é de divulgação