Como contar-lhes essa experiência que tive no Be Our Guest restaurante da Disney? Vou tentar! Quem já esteve em um castelo de verdade sabe o quanto é encantador. Quantas histórias, supostamente vividas por lá, não passam pela nossa cabeça! Imaginem então o que é entrar num castelo de conto de fadas! Adultos boquiabertos, inclusive este que vos escreve, foi o que vi durante todo o nosso trajeto. Que teve início nas sombrias ruínas da entrada…
…passando por uma enigmática ponte de pedra ladeada de lampiões…
..e depois arrepiantes portões protegidos por figuras de feras…
…que abrigavam o Be Our Guest restaurante e castelo cenário de “A Bela e a Fera” e só terminou quando demos novamente as costas para as mesmas ruínas sombrias, partindo em nova aventura.
Durante o almoço o Be Our Guest restaurante funciona assim: você entra pelo Armor Hallway, passando ao lado de armaduras enfileiradas e já começa a ter contato com o cardápio que roda em telas sensíveis ao toque.
A experiência continua na sala Beast’s Parlor onde o pedido é efetuado e pago.
Aí você ganha uma rosa “mágica”! Guarde bem, porque ela é a garantia de que a refeição chegará em sua mesa.
Logo elegantes carrinhos guiados pelo sinal da rosa e conduzidos por garçons vestidos à moda europeia dos anos de 1400 a 1600 (casacos bordados na cor dourada, ou coletes, sobre uma camisa com ceroulas que alcançam o joelho) chegarão à sua mesa.
Hora de entrar no majestoso Ballroom e deixar cair o queixo! Para que eu não fique descrevendo, descrevendo, descrevendo,… melhor mostrar-lhes as fotos. Detalhe, percebam a neve que cai lá fora por trás dos janelões arqueados no fundo do salão, que proporcionam uma vista para o interior da França.
Duvido que alguém saia do Ballroom sem imaginar como seria dançar rodopiando por lá tal como fizeram a Bela e a Fera.
À direita do Ballroom fica o salão Rose Gallery, logo na entrada uma enorme caixa de música mostra a Bela e a Fera dançando.
As paredes são cobertas de quadros com pinturas dos personagens e tapeçarias. As rosas decorativas estão dispostas por todo o salão. A música é um elemento importante, com temas musicais do filme incrementando os ambientes.
Qual não é o fascínio ao entrarmos no ambiente proibido West Wing. Escuro e misterioso, esse salão abriga a redoma de vidro contendo a rosa encantada, cujas pétalas caem lentamente enquanto o tempo se esgota para a fera. Sobre a lareira, um retrato do jovem príncipe em forma humana é cortado por garras e enquanto os raios caem, a imagem vai se transformando até que a figura mude de príncipe para Fera.
O feitiço diz que se todas as pétalas caírem e o príncipe não se apaixonar por alguém e for correpondido em seu amor ficará eternamente preso à figura horrenda.
Quem assistiu ao filme deve lembrar porque o restaurante chama Be Our Guest. Quem não assisitiu, ou quer recordar, dá só uma olhada nesse vídeo.
Por isso que o menu tem inpiração francesa, tanto no almoço quanto no jantar. Uma equipe de chefs da Disney, incluindo Roland Muller, natural da Alsácia, França, desenvolveu os pratos, criando tanto um cardápio de serviço rápido de balcão para o almoço (sanduíches, carne de porco assada em estilo coq au vin, quiche de legumes, salada Niçoise com atum, salada de Quinoa – acesse menu completo) como um cardápio mais elegante, com serviço completo de mesa para o jantar.
No Jantar as coisas mudam. Entra-se direto pelo salão Ballroom e o pedido é tirado na própria mesa por garçons. O cardápio é mais elaborado com mexilhões à moda Provençal e pratos que prestam homenagem a um banquete de castelo dos anos 1400 com galinhas assadas inteiras, costeleta de porco temperado com tomilho e filé de salmão grelhado com molho de alho-poró e batatas ao açafrão – acesse o menu completo. Há também uma carta de vinhos e cervejas, diferente do almoço que não tem bebidas alcoólicas.
Há menu para crianças e quem for vegetariano ou tiver algum tipo de intolerância é só avisar ao garçom que um prato especial será preparado.
Reservas podem ser feitas até 180 dias antes da viagem pelo site
Outros posts Viagem à Disney – Gastronomia
A mágica Confectionery do Magic Kingdom
Artist Point – restaurante do Disney’s Wilderness Lodge Resort