>
Começou ontem o Songkran (ano novo tailandês) -palavra que em sânscrito significa “passar, mover-se para” – tudo a ver com o que desejamos sempre nas nossas viradas de ano que “a fila realmente ande” as coisas ruins fiquem pra trás e dêem passagem para as boas novas.
A festa tailandesa começa no primeiro dia da quinta lua crescente e dura três dias (geralmente de 13 a 15 de abril). Ou seja, estamos agora exatamente no meio das comemorações. Nessa época na Tailândia é balde e bacia de água pra tudo quanto é lado (aqui em Sampa se quiser molhar-se hoje, por exemplo, é só sair na rua que tá uma chuvinha daquelas), todo mundo molhando o outro e os monges abençoando as casas e imagens de Buda com água perfumada. É uma festa linda, muito colorida e alegre!
Em São Paulo, os restaurantes Thai Gardens, Obá e Nam Thai estão fazendo suas festas. Eis o ritual tradicional de purificação que quem visitar um deles vai presenciar. Na entrada: bacia de água perfumada com pétalas de rosa vermelhas (mas fiquem tranquilos que ninguém vai te jogar essa bacia). Depois da refeição é hora de recitar uma oração pedindo felicidade, boa saúde e “paz para sempre” e então um pouco da água perfumada é despejada na mão de cada um e uma fitinha’, que significa proteção, é amarrada no pulso esquerdo; depois juntam-se as duas mãos (em forma de oração) para um cumprimento. A fita não pode ser cortada e quando cair deve ser enterrada sob uma árvore ou então jogada em água corrente.
As festas se espalham pelas comunidades tailandesas do mundo todo e ganham cada vez mais simpatizantes, graças aos apreciadores da comida thai. Songkran é o tempo de desejar paz, felicidade e boa sorte – precisamos de várias festas dessas pelo mundo durante o ano todo. Corra e não espere até 2552.
>Ai que blog bom!! Parabéns !! 🙂
>Obrigado Stella seja bem-vinda a nossa cozinha