>
A sugestão escolhida para esta ceia solidária é uma bolachinha de origem italiana, o biscotti. Diferente de seus pares de categoria, ele é assado duas vezes, afinal é o significado da palavra em si. Sendo a primeira para cozer propriamente, e a segunda para secá-lo e deixar ainda mais crocante.
Para deixar com uma cara mais brasileira e, por que não, de festas de fim de ano. Utilizei castanha do Pará e cascas cristalizadas de laranja e limão, apenas para dar um ar festivo.
Normalmente, é servidor após o jantar acompanhado de um vinho de sobremesa, no caso, o vin santo. Mas harmoniza muito bem com café, cappuccino e chás.
Vitor Hugo (Prato Fundo)
Post da 1ª Ceia Virtual Solidária no Cuecas na Cozinha.
Biscotti de Castanha do Pará
Xícara: 250mL
Rendimento: 24 unidades
Ingredientes
280g de farinha de trigo (ou 2 xícaras + 2 colheres de sopa)
6g de fermento químico em pó (ou 1-1/2 colher chá)
1,5g de sal (ou ¼ colher chá)
150g de açúcar cristal (3/4 de xícara)
90g de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos médios
2mL de extrato de baunilha ou essência (ou ½ colher de chá)
130g de castanha do Pará picada grosseiramente
50g de casca cristalizada de laranja, triturada
20g de casca cristalizada de limão, triturada
Óleo para untar
Papel manteiga
Modo
Pré-aquecer o forno em 180ºC, preparar uma assadeira com papel manteiga e unte com óleo o papel.
Triture no processador as cascas cristalizadas de laranja e limão, deixe o mais fino possível. Reserve.
Junte os secos, farinha de trigo, sal e fermento químico em pó. Misture e reserve.
Numa tigela, bater a manteiga e o açúcar até virar um creme pálido. Acrescentar cada ovo separadamente, batendo para homogeneizar bem. Junte o extrato de baunilha.
Adicione a mistura dos secos, bater para agregar e homogeneizar. Acrescente a castanha do Pará e as cascas trituradas, misture bem.
Transfira para uma superfície limpa e enfarinhada. Dividir a massa em duas partes e modele dois “retangulos” de 23x6x1,5cm. Coloque na assadeira preparada.
Assar em 180ºC por 30-35 minutos ou até ficar levemente dourado. Retire do forno e disponha sobre uma grade, deixar esfriar por 20 minutos.
Então, fatiar na diagonal pedaços de 1,5cm de largura. Dispor na assadeira novamente “em pé”, na mesma posição que foi assado. Ou seja, a base em contato novamente com o papel manteiga.
Levar ao forno, 180ºC, novamente por 20 minutos. Retire e deixe esfriar.
Sirva com um espresso ou vin santo.
O que é a 1ª Ceia Virtual Solidária no Cuecas na Cozinha? Até 31/12, todos os dias receitas: doces e salgadas + dicas de bebidas para as Festas de Fim de Ano – enviadas por chefs e blogueiros de comida e bebida, que foram solidários e depositaram ao menos R$10,00 para o MSF (Médicos Sem Fronteiras).
Você leitor participe também Aproveite a Ceia, as receitas,dicas e ajude o MSF – Depositando apenas R$10 – todos juntos faremos uma diferença enorme na vida de muita gente.
Contas Correntes do MSF (Médicos Sem Fronteiras) Banco Itaú – agência 0603 – CC 32000-3 Bradesco – agência 3060- CC 111456-5 O CNPJ de Médicos Sem Fronteiras: 00988096/0001-48
A mesa está servida e não devemos deixar ninguém de fora
obrigado a todos Alessander Guerra |