Estive no jantar harmonizado em comemoração do prêmio da Wine Spectator que incluiu o Canvas Bar & Restaurante do hotel Hilton São Paulo Morumbi na sua cobiçada lista anual, Grand Award Winners of 2012 na categoria Award of Excellence.
Foi um ótimo jantar preparado pelo chef Ítalo-holandês Erik Fois, que traz uma leitura contemporânea aos pratos do restaurante, harmonizado pelo sommelier brasileiro Alan Lenk. Mais abaixo o cardápio e a harmonização.
Um dos pontos mais interessantes da carta de vinhos do Canvas Bar & Restaurante é justamente o destaque para os vinhos brasileiros. São 106 rótulos de mais de 20 produtores de regiões como: Serra Gaúcha, Catarinense, Campanha Gaúcha e também do Vale do São Francisco. Uma aposta do restaurante para divulgar o vinho nacional de qualidade para os turistas que se hospedam e fazem suas refeições no hotel. “O sucesso da carta é evidente. Acertamos em cheio e ficamos contentes ao perceber a satisfação do nosso público com os vinhos nacionais.” comenta Alan Lenk.
Explorando a afinidade da arte com a gastronomia, o Canvas Bar & Restaurante foi projetado com a ideia de reproduzir um estúdio de arte e conta com uma galeria suspensa, que apresenta exposições itinerantes de artistas plásticos nacionais e internacionais o ano todo. Um fato curioso é que o sommelier Alan Lenk é também artista plástico e cria todas as capas das cartas de vinho do restaurante. Capas que vão se somando e tornam-se parte da exposição permanente na galeria de arte. (foto de divulgação na abertura do post)
Vamos ao jantar e a harmonização:
Foie gras, Figo e Brioche – espumante Pericó Champenoise Brut
Carpaccio de Peixe Prego, Cachaça e Coco – vinho Pericó Vigneto Sauvignon Blanc
Ravioli de Vieiras ao Beurre Blanc – vinho Salton Virtude Chardonnay
Cordeiro, manta de couve e Molho de Pinot Noir – o sommelier propôs o teste com dois vinhos Pericó Basaltino Pinot Noir e Salton Talento. “A ideia era propor uma discussão para os convidados opinarem sobre a melhor harmonização para um prato que tradicionalmente pediria um vinho mais estruturado (Salton Talento). Mas, devido ao modo de cozimento ao vapor utilizado, o cordeiro poderia também acompanhar um vinho mais delicado (Pericó Basaltino Pinot Noir)”.
Mousse de avelã com sorvete de açaí – vinho de sobremesa Salton Intenso.