>
Como nesse blog falamos de gastronomia, receitas, culinária, enfim tudo que gira pela cozinha e pelo universo gourmet. Chegou a hora de trazer para a nossa festa de Páscoa uma forma líquida e alcóolica de sentir o sabor do chocolate. Sim, notas de chocolate podem ser sentidas nas cervejas. E não são poucas, como você pode perceber nas sugestões abaixo enviadas pela Mr. Beer Cervejas.
Dica: aproveitem as características das cervejas e não tenham medo de usá-las em receitas doces e salgadas.
Double Chocolate Stout– Cerveja inglesa de coloração escura com aroma de frutas escuras, chocolate e lúpulos. Rico sabor de chocolate, bem equilibrado, não muito doce, final longo e saboroso. Encorpada, acompanha bem várias sobremesas ou pode ser degustada sem acompanhamento. Seu teor alcoólico é de 5,2%.
Mistura Clássica Stout– Cerveja brasileira fabricada com aromas e sabores de café, com amargor marcante e um amadurecimento mínimo de 30 dias. Possui um teor de álcool mais elevado, 7,0%.
Bamberg Schwarzbier– Cerveja preta de baixa fermentação com aromas e sabores complexos. De Corpo médio, possui notas de chocolate no aroma e no sabor. Harmoniza com sobremesas a base de chocolate. Possui teor alcoólico de 5,0% .
Erdinger Pikantus – Cerveja alemã de trigo, encorpada, de alta fermentação, alto teor alcoólico, a Erdinger Pikantus possui notas de tostado e chocolate. Deve seu sabor picante e encorpado ao uso de maltes escuros selecionados do trigo e da cevada e de um processo de maturação significativamente mais longo. A cerveja não é filtrada, mas refermentada na própria garrafa e possui teor alcoólico de 7.3%.
La Trappe Bockbier – De origem holandesa, a La Trappe Bockbier apresenta uma cor vermelho escuro, quase marrom. É a única cerveja bock trapista e também tem fermentação na própria garrafa. É levemente amarga e apresenta aromas de malte e chocolate, e possui teor alcoólico de 7.0%.
Matston’s Oyster Stout – Cerveja inglesa, a Matston’s Oyster Stout é escura, do tipo Stout, e para sua fabricação, além da cevada, também é utilizado o trigo, o que a deixa mais suave que as tradicionais cervejas deste estilo. É uma cerveja cremosa que utiliza lúpulos do tipo Fuggles e Goldings. Seu aroma é frutado com um toque de chocolate e seu teor alcoólico é de 4.5%.
Coopers Stout – Cerveja australiana escura, a Coopers Stout é uma cerveja singular e irresistível. É fermentada de maneira natural e conta com notas adocicadas de chocolate e café. Seu sabor forte é resultado do malte torrado utilizado em sua fabricação. O teor alcoólico é de 6.3%.
Delirium Nocturnum – A cerveja belga Delirium Nocturnum é escura, encorpada, triplamente fermentada, sendo que a última fermentação ocorre na própria garrafa. Em sua fabricação são utilizados cinco maltes e três tipos de leveduras. Seu aroma é adocicado e o sabor é complexo, com nuances de passas, chocolate e semente de erva-doce. Acompanha muito bem carnes vermelhas. O teor alcoólico é de 8.5%.
Schneider Weisse TAP 6 – A cerveja alemã Schneider Weisse TAP 6 – Unser Aventinus ("Nossa Aventinus") é de trigo, escura, encorpada, do tipo doppelbock (bock dupla), com um teor alcoólico elevado (8.2%). Não filtrada, a bebida é refermentada na própria garrafa. Apresenta uma coloração rubi escuro, quase preto. É uma cerveja intensa, com toques de chocolate, banana e passas. No contato com a boca seu toque é macio, com um sabor tão complexo quanto seu aroma, e com um evidente toque de caramelo.
Carolus Classic – Cerveja elaborada na cidade de Mechelen, na Bélgica, desde 1369, a Carolus Classic é produzida com ingredientes nobres e com lúpulos apenas de origem belga. Possui uma cor vermelho rubi e é muito saborosa. Seu colarinho é de cor bege, cremoso e denso. Tanto no aroma quanto no paladar, percebe-se notas de café, malte torrado e chocolate misturado com baunilha. A sensação, ao degustar, é um pouco aveludada, com uma textura cremosa e densa. Apesar de sua graduação alcoólica ser de 8,5%, o álcool não é perceptível, uma das características de uma boa cerveja. Ao final, deixa um paladar levemente amargo, predominando o café. É refermentada na garrafa.
>a delirium é demais! a doble choco! tem no bar q eu trabalho! rs
>Na boa, eu entendi a intensão do post, mas não posso deixar de comentar que a Caracu (nacional) tem notas de chocolate também, mesmo sem todo o glamour das especiais.
>Particularmente não recomendo a Erdinger Pikantus.
A D.C. Stout é altamente recomdada para um segundo prato e armoniza bem com brigadeiro.