>
Tem mais um Cueca nessa Cozinha! E o Vitor Hugo (nome de gente importante) acertou num dos meus doces favoritos: cheesecake e também concordo com ele com relação ao Philadelphia, bom pra comer só cheese, bom pra comer com cake, enfim… Fala Mr.!
Pessoal, o Mr. Guerra me convidou também para essa co-postagem em comemoração de um ano do Cuecas na Cozinha! É lógico que não iria recusar um pedido desses, né? Sabe como é que é, temos que defender a classe!
Queria um prato à altura do evento, assim surgiu a idéia dessa Cheesecake de Laranja & Coalhada com Calda de Maracujá. Ficou suave e bem levinha, uma boa pedida para um fim de noite. Espero que gostem!
É isso, gente! Parabéns para o Cuecas na Cozinha e pro Guerra pelo aniversário do blog! E que muitos outros venham!
Vitor Hugo
Cheesecake de Laranja & Coalhada com Calda de Maracujá
Ingredientes:
– Base: 150g de bolacha tipo maisena triturada, 75g de margarina culinária em temperatura ambiente (ou manteiga)
– Recheio: 150g de cream cheese Philadelphia em temperatura ambiente, 200g de coalhada (não é a seca), 100g de açúcar, suco de 3 laranjas médias, 1 ovo. Opcional: 1/4 de fava de baunilha
– Calda: geléia de maracujá e água
– Decoração: chantilly (+/- 200ml de creme de leite fresco ou pasteurizado com 3 colheres de sopa de açúcar)
– Utensílito: fôrma canelada de fundo falso de 19cm de diâmetro por 3cm de altura.
Modo:
– Base:
triture as bolachas no liquidificador até obter uma farinha sem nenhum grumo. Numa tigela misture essa farinha de bolachas com a margarina até virar uma farofa. Forre a fôrma com esta farofa, a borda não deve ser muito fina. Deixe tudo uniforme. Reserve.
– Recheio:
leve o suco de laranja junto com o açúcar ao fogo até reduzir para 150ml de volume final (se usar a fava de baunilha coloque junto), deixe esfriar. Pré-aqueça o forno em 180ºC. Bata o cream cheese e a coalhada até ficarem homogêneos. Junte o ovo, continue a bater. Acrescente o suco de laranja reduzido (coe se necessário) e bata até incorporar. Vai ficar bem líquido, transfira para a base na fôrma com cuidado para não derramar. Usei uma outra assadeira por baixo para evitar surpresas, heheh.
Asse por aproximadamente 50 minutos ou até que as bordas estiverem firmes e o centro molinho, mas não líquido. Retire do forno e deixe esfriar, leve na geladeira por 6 horas (deixei de um dia para outro).
– Montagem & Decoração:
desenforme a cheesecake. Bata o creme de leite fresco ou pasteurizado com açúcar até o ponto de chantilly. Passe para uma manga de confeitar com bico pitanga médio e decore. Para a calda usei geléia de maracujá com um pouco de água e levei ao fogo. Na hora de servir jogue a caldinha e pronto… nham.
Dicas:
– O único cream cheese que aprovo é o Philadelphia, as outras marcas que me desculpem, mas não tem comparação. O sabor é diferente. Se substituir por outro não sei qual será o resultado.
– A baunilha não fica evidente de imediato, fica perceptível no gosto residual. Assim: “opa tem alguma coisa, mas não sei o que é”
>Aí Jesus eu não me canso de falar que o Vitor é um luxo?! Olha quanta delicadeza nessa foto?! Amei!! E você está coberto de razão em dizer que Vitor é nome importante pois eu concordo em gênero, número e grau. hehehe Parabéns aos dois!!
>Obrigado Eliana e amanhã é você por aqui.
>Que delícia!!! Vou ter que experimentar…
Beijinhos,
>Que lindaaaaa fica, tanto a cheese quanto a coalhada.
Fora o sabor, adoro doce e ácido!
Kisss^^
>Laurinha e Axly realmente acho que essa mistura ficou tentadora.
>Hum bela e pelo jeito deliciosa receita !
=)
>Vito Hugo-san, você salvou o dia, adorei a sua cheese cake com coalhada e suco de laranja, acho só o cream-cheese pesado e não era muito fã da tradicional. Agora vou fazer com gosto uma cheese cake igual à sua ou inventando outros sabores tendo essa idéia como referência. Valeu! Ale, a festa tá boa demais!
bjs