Hoje na coluna gastronomia funcional, a chef Nadia Campeotto (também autora da foto) ensina a receita da Coxinha sem Glúten. Além de ser sem glúten, essa coxinha também é sem lactose e ao invés de frita, ela é assada no forno. Muito menos calórica e bem mais saudável, sem abrir mão de ser saborosa.
Essa receita de Coxinha sem Glúten foi, especialmente, desenvolvida para os intolerantes a glúten e lactose. Também serve aos vegetarianos, porque o recheio é feito com palmito e, ainda, aos que desejam comer o salgado, mas não querem abrir mão de consumir menos calorias.
Assar o que poderia ser frito, é sempre uma boa opção para qualquer tipo de salgado. No forno não fica igual à fritura? Não fica, claro que não! O que não quer dizer que não seja também saboroso. Bem assados os salgadinhos sempre ficam crocantes e a sujeira é, infinitamente, menor!
Coxinha sem Glúten
Massa
Ingredientes
– 350g de mandioca cozida e amassada
– 1/2 xícara de chá de caldo vegetal
– 150g de farinha de arroz
– 50g de fécula de batata
– 2 colheres de sopa de farinha de semente de linhaça
– 4 colheres de sopa de azeite de oliva
– 1/3 de xícara de chá de biomassa de banana verde
– Sal quanto baste
Modo de Preparo
Levar ao fogo o caldo vegetal, o azeite e a biomassa de banana verde e cozinhe por 3 minutos.
Despeje a farinha e a fécula mexendo sempre para não formar grumos. Em seguida adicione os demais ingredientes e cozinhe até a massa desgrudar do fundo da panela. Despeje a massa em um refratário untado com azeite de oliva e deixe esfriar. Pegue pequenas porções da massa, abra um circulo na mão, coloque o recheio e modele as coxinhas (esta massa é um pouco pegajosa, utilize água ou óleo nas mãos para facilitar esta operação). Passe as coxinhas na água e em seguida no fubá. Asse em forno pré-aquecido 180 graus por aproximadamente 20 minutos.
Recheio de Palmito
Ingredientes
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 tomate picado
4 palmitos grandes picados
1/2 xícara de chá de ervilha fresca ou congelada
2 colheres de sopa de biomassa de banana verde
1 ramo de salsinha picada
Sal q.b.
Água q.b.
Modo de Preparo
Refogue a cebola e o alho com o azeite, acrescente os tomates e um pouco de água, tampe a panela e cozinhe por 5 minutos, acrescente o palmito picado, a ervilha e o sal, cozinhe por mais 5 minutos.
Adicione a biomassa e cozinhe por mais 3 minutos. Adicione a salsinha picada e desligue o fogo. Reserve e espere esfriar.
Olá, parabéns pelo blog! Mulheres tb lêem…!
Gostaria de saber, o que é esse caldo vegetal por gentileza? Seria tipo o caldo Knnorr de legumes…? Obrigada!
obrigado Cristiane – pode ser esse caldo sim!
Embora ainda muito me atrapalhe na cozinha, visitar seu blog é um imenso incentivo a ousar! Uma dúvida com relação à coxinha sem glúten: ela pode ser congelada? Se sim, alguma dica/orientação especial?
Obrigado,
Eudes.
Muito bom adorei o post !
Fiz e deu super certo!! Uma delícia e funcional 🙂