Nada melhor que um Creme de Maracujá e Chocolate bem geladinho para uma sobremesa de verão. No caso dessa receita a chef Carla Serrano, grande colaboradora da coluna de gastronomia funcional do nosso site de cozinha, preparou uma opção sem glúten e sem lácteos.
Outro toque diferente na receita é que na época das Festas de Fim de Ano esse Creme de Maracujá e Chocolate pode ser feito com chocotone e durante o ano todo com bolo de chocolate. Claro que a receita será sem glúten e sem lácteos apenas se você optar em comprar ou preparar em casa essa versão de chocotone ou bolo.
TAÇA GELADA DE MARACUJÁ COM CHOCOTONE (sem glúten e sem lácteos)
Rendimento: cerca de 6 taças
4 fatias de chocotone sem glúten e sem lácteos (ou do chocotone que preferir) cortadas em cubos.
Creme de maracujá:
400g de leite de coco
200g de suco concentrado de maracujá
70g de açúcar demerara
12g de gelatina em pó sem sabor incolor
60g de água para hidratar a gelatina.
No liquidificador, bata o leite de coco com o suco de maracujá e o açúcar. Adicione a gelatina previamente hidratada na água e derretida no banho-maria ou no micro-ondas e bata por mais 30 segundos.
Despeje em um refratário e reserve na geladeira por uns 20 minutos ou até obter uma consistência de clara de ovo. Misture com uma espátula para que o creme não fique bifásico (separado).
Calda:
30g de suco concentrado de maracujá
20g de rum (Opcional. Se preferir, pode usar água)
10g de açúcar demerara
Misture tudo a frio e utilize para umedecer os cubos de chocotone.
Cobertura de maracujá:
100g de polpa natural de marcujá (com as sementinhas)
30g de açúcar demerara
Misture a polpa com o açúcar em uma panela, leve ao fogo e ferva por 2 minutos. Utilizo fria.
Montagem:
Em taças para champanhe, vinho ou sobremesa, intercale camadas de cubos de chocotone umedecidas na calda com camadas do creme de maracujá. Reserve na geladeira por cerca de 3 horas, até firmar. Decore com a cobertura de maracujá. Sirva gelada!
foto da chef Carla Serrano