O Encontro de Vinhos é um evento de sucesso que surgiu em 2009 da parceria entre dois blogueiros e conhecedores do assunto: Beto Duarte (Papo de Vinho) e Daniel Perches (Vinhos de Corte).
Existem alguns pontos importantes para essa feira aberta ao público ser tão bem sucedida. Acho que o primeiro deles, e mais importante, é a descontração que os dois dão ao tema, não só em seus blogs, como também nesse Encontro, onde cada visitante pode circular tranquilamente com sua taça durante as 8 horas do evento, degustando vinhos e conversando com cerca de 30 a 40 expositores (importadoras, produtores, etc).
O melhor de tudo é que ninguém precisa entender de vinho, não precisa usar paletó nem gravata, não precisa fungar na taça até sentir aroma de cavalo molhado e, muito menos, precisa rodar o precioso líquido pelas papilas gustativas até conseguir perceber o sabor das amoras do campo da Ligúria (nem sei se isso existe tá gente!); só precisa gostar de vinho, ter vontade de provar, ser um curioso. E, de quebra, vai obter algum conhecimento sobre o assunto, quer seja nos bate-papos entre um gole e outro, nas palestras, ou degustações temáticas. Enfim, o ambiente desse Encontro convida ao relaxamento, a diversão, tudo o que desejava Baco quando aceitou ser deus da bebida.
fotos: Jane Prado (Château de Jane)
E se você provou algum vinho, gostou e quer levar garrafas pra casa, boa notícia: os expositores vendem no evento com preço mais em conta.
Outro ponto importante é que o Encontro de Vinhos é itinerante, pode chegar a várias cidades do Brasil. Na edição 2014 já estão fechados eventos em 6 cidades e os ingressos com desconto já podem ser comprados pela internet.
Calendário 2014
13 de março: Rio de janeiro
21 de abril: São Paulo
17 de maio: Ribeirão Preto
26 de julho: Campinas
11 de setembro: Belo Horizonte
08 de novembro: Curitiba
Outras informações: www.encontrodevinhos.com.br