Estive em Ilhéus (BA) entre os dias 24 e 28 de junho com o propósito de participar do Festival Do Dendê ao Cacau (Instagram), realizado pela prefeitura de Ilhéus e Instituto Casa da Vila com o apoio do Sebrae, da Abrasel e da Faculdade de Ilhéus.
Fui convidado para palestrar sobre Mídias Sociais para Turismo, Gastronomia e Hospitalidade. Graças à experiência de 15 anos de trabalho nas redes do Cuecas na Cozinha e minha empresa de consultoria na área, PG Comunicação Criativa.
Pela primeira vez, ministrei a palestra numa fazenda produtora de cacau e chocolate Tree to Bar (que cuida desde a plantação até a barra). Foi demais, Fazenda Capela Velha!
Enfim, aproveito para contar a vocês o que aconteceu por lá.
Festival Do Dendê ao Cacau
Antes de mais nada, quero destacar que gostei da proposta do evento de misturar gastronomia e empreendedorismo.
Por um lado, chefs criaram pratos especiais e ensinaram receitas ao público participante; por outro, profissionais ajudaram a capacitar pessoas que possuem negócios na região, como foi o meu caso.
O festival gastronômico teve como ingredientes protagonistas, o dendê e o cacau. Afinal, Ilhéus é famosa pelas fazendas produtoras do fruto do cacaueiro.
Feira do Malhado
Começamos as atividades com um passeio pela Feira do Malhado. A chef Dani Façanha, anfitriã do evento, conduziu chefs e palestrantes convidados para conhecerem o mercado público.
Dessa forma, durante a caminhada, apresentou as barracas onde ela compra ingredientes para o imperdível (falarei dele em outro post) restaurante de sua pousada, Morro dos Navegantes.
Depois da visita, na Cozinha Show montada em frente a Feira do Malhado, a chef Dani Façanha fez sua famosa Tapioquinha com dendê recheada de aratu (caranguejo).
O chef Carlos Ribeiro preparou então um Bolinho de Arroz de Hauçá. O Arroz de Hauçá é um prato típico da Bahia, que leva carne seca e camarão.
O formato de bolinho, foi uma criação do chef na hora da sua aula, pois precisava servir o prato de forma mais prática para comer com a mão.
Creme de queijo, maracujá, coco e nibs de cacau foi a sobremesa do chef Marco Túlio para encerrar as atividades na Cozinha Show da Feira do Malhado.
Festival Do Dendê ao Cacau – aulas show
A programação seguiu com aulas dos chefs no Jardim Atlântico Beach Resort, na Pousada Morro dos Navegantes e na Arena Gastronômica.
A chef Tereza Paim, deixou seu restaurante Casa de Tereza, em Salvador, para preparar dois pratos: Bobó de Camarão, explorando o dendê. Bem como, um inusitado Picadinho de Carne com Molho de Chocolate (barra com 70% de cacau).
Cidinha Santiago apresentou Porco com Molho de Chocolate e Laranja caramelizada; além de um Cuscuz com PANCs, que nós “caçamos” na caminhada com Jorge Ferreira na Fazenda Capela Velha.
Cozinheira de mão cheia com muitos anos em programas de TV, desde os tempos da Ofélia. Ano que vem Cidinha comemora 60 anos de trabalho na cozinha, gente!
Falando no Jorge Ferreira, parabotânico e pesquisador, que aula incrível!
Ele sabe tudo quando se trata de identificação de espécies e nos apresentou diversas plantas comestíveis não convencionais, enquanto caminhávamos em plena Mata Atlântica.
O passeio foi pela Fazenda Capela Velha, que produz cacau no sistema cabruca – os cacaueiros são plantados sob a Mata Atlântica, preservando o bioma e enriquecendo o sabor do chocolate.
Antes de mais nada #ficaadica prove chá de cacau da Fazenda Capela Velha
A programação não pára!
Caiu a noite e o mestre Jorge Saci preparou Lambretas ao Creme. Dizem que os moluscos que habitam essas conchas de mangue são afrodisíacos. Se são, não sei! Mas eu, lambi os meus beiços.
Láercio Zulu caprichou no conteúdo da sua aula de drinks. Falou sobre as combinações clássicas e, dessa forma, como as bebidas são utilizadas para construir cada coquetel. Obviamente, enquanto ele falava, nós bebíamos!
E, então, já provou mel de cacau? Prove porque é uma delícia!
Eduardo Melo da Fazenda Estrela do Sul, que fica em Belmonte (BA) e produz cacau há mais de 100 anos, falou sobre os produtos que o fruto dá, além das amêndoas que servem para produzir chocolate.
Enfim, não existe bom chocolate sem um bom cacau. Chocolate é cacau!
Prova disso está nas barras do Magian Cacao 45%, elaborado em Porto Alegre pelo chocolatemaker André Passow com as amêndoas fornecidas pelo Edu.
Em 2020 foi eleito melhor chocolate ao leite no Prêmio Bean to Bar Brasil.
+ Aulas Show
Arroz e Feijão do Mar ao Sertão foi o tema explorado pelo chef Carlos Ribeiro em sua outra aula show, presenteando os convidados com dois pratos que misturaram ingredientes como camarão e carne seca.
Empoderar pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social, utilizando a gastronomia como ferramenta de conexão e mobilidade social é uma das diretrizes do Instituto Capim Santo.
Representando o Instituto, o chef e professor Raul Godoy, disse em sua aula show, a importância de ensinar aos futuros profissionais o respeito ao alimento e sua utilização integral, além da sustentabilidade.
Dessa forma, preparou Camarão em crosta de tapioca e nibs + Salada de Mandioca à Brás com dendê.
Será possível misturar as cozinhas da Itália e da Bahia?
O chef italiano Fabrizio Abbate, proprietário do restaurante Don Fabrizio em Arraial d’Ajuda (Bahia) provou que sim. Preparou uma boa pasta com ingredientes regionais.
Participante do reality Mestre do Sabor, o chef Moacir Santana preparou Muffin de Chocolate com merengue de mel de cacau e nibs, acompanhado de uma turma de crianças na Arena Gastronômica.
Apresentando ao público a cozinha africana no Brasil, Vilson Caetano preparou Efó, Assarô e Ekuru.
Ele é professor da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e escritor de livros como, por exemplo: Na palma da minha mão: temas afro-brasileiros e questões contemporâneas.
Enfim, quero dizer que aconteceram mais atividades no Festival Do Dendê ao Cacau, porém essas foram as que presenciei.
P.S. Durante o Festival fiquei hospedado no Cana Brava Resort onde fiz essa foto no banco com Jorge Amado.
+ viagem gourmet acesse