Antes de mais nada, preciso te dizer: vá provar a pizza da Grazie Napoli!
Na verdade, se prepare para provar tudo, porque até a salada é muito boa, com ingredientes frescos de qualidade.
Nunca provou pizza com salada? Não sabe o que está perdendo!
Vale à pena, ir até a cidade de Santo André, próxima a São Paulo (domingo é um bom dia), para abocanhar as redondas com massa de fermentação natural e certificado de autenticidade de pizzaria napolitana.
Área de espera da Grazie Napoli
Além das boas pizzas, o amplo ambiente é bastante agradável, com área interna de pegada rústica moderna (recheada de peças decorativas trazidas da Itália) e área externa com um belo jardim.
A Grazie Napoli é sociedade dos irmãos Fábio e Marcos Cardoso, que largaram o ramo da moda para se dedicarem a gastronomia.
Também pertence à dupla, a harmburgueria The Burger Map (inspirada nas hamburguerias americanas), que fica na mesma rua.
A proposta da casa é trazer a cultura de fazer pizzas como em Nápoles.
Para ganharem o selo de autenticidade, precisaram seguir diversas exigências.
Margherita DOC
Grazie Napoli
pizzaria número 442 da Associazione Verace Pizza Napoletana
Vou explicar um pouco quais são as exigências:
Os donos da Grazie Napoli precisaram fazer um curso na Associazione Verace Pizza Napoletana.
Aprender as técnicas, conhecer produtores de farinha, tomate e mozzarella.
Depois fizeram estágio em duas pizzarias tradicionais de Nápoles: Al 22 e Attilio.
Rosa – parmesão, alecrim, cebola roxa e pistache
A massa
“Aprendemos com nossos mestres napolitanos, Gianni e Attilio, que para se chegar à pizza perfeita, a massa deve ser aberta na mão, sem a utilização de quaisquer ferramentas, regada com azeite antes de ir para o forno e assada em até um minuto e meio”, contam os irmãos.
A massa da pizza napolitana é reconhecida por sua maciez e elasticidade, que permite a abertura na mão.
Enquanto o centro da massa é fino, o corniccione (borda) é alto.
Outra característica do corniccione, são os pequenos pontos pretos em volta de toda a borda depois de assada, conhecidos como “leopard spots”.
Todas as pizzas são servidas em tamanhos individuais, como reza a tradição, com discos que medem aproximadamente 27 cm de diâmetro.
Quem assistiu ou leu “Comer, Rezar e Amar” da escritora Elizabeth Gilbert, deve estar se lembrando da protagonista (no filme interpretada por Julia Roberts) devorando uma redonda em Nápoles, sem medo de ser feliz.
O tomate
O tipo de tomate utilizado no molho é o San Marzano – variedade cultivada em região de solo vulcânico.
Seu sabor concentrado e adocicado de baixa acidez é considerado ideal para a preparação da pizza.
Ele é esmagado para se tornar uma espessa camada de molho.
Attilio – Pizza em forma de estrela com borda recheada por ricota, coberta por molho de tomate, mozarela de búfala, parmesão e manjericão.
O forno
Os dois fornos da Grazie Napoli são aquecidos à lenha e também vieram de Nápoles.
Foram confeccionados por um dos mais importantes e tradicionais fabricantes de fornos para pizza do mundo, Stefano Ferrara Forni.
Usam tijolos feitos de cinzas vulcânicas do Monte Vesúvio.
Característica que confere excelente retenção de calor e faz com que a pizza seja assada a aproximadamente 450°C por 1 minuto a 1 minuto e meio.
O equilíbrio
Os protagonistas da pizza napoletana são a massa de fermentação natural e o molho de tomate.
Demais ingredientes precisam ser todos de boa qualidade, mas distribuídos de forma equilibrada.
Salada Minori – rúcula, alface romana, manjericão, mozarela de búfala fresca, tomate cereja, chips de presunto cru, raspas de limão siciliano, azeite de oliva e pinoli.
Menu
A Grazie Napoli mantém em seu site o cardápio completo com preço.
Como não poderia deixar de ser a Margherita DOC é a pizza carro-chefe – leva molho de tomate, mussarela de búfala fresca, parmesão e manjericão.
Mas vou te dizer uma coisa, vá com vários amigos partilhem os sabores e peçam sugestões do cardápio como:
Arancini de Riso – crocantes e sequinhos bolinhos de risoto empanados e fritos .
Al 22 – outra boa pizza, criada em homenagem a pizzaria napolitana de mesmo nome – molho de tomate, mozarela de búfala, manjericão, parmesão, rúcula, presunto cru italiano e raspas de limão siciliano.
Salada Minori – bastante fresca – leva rúcula, alface romana, manjericão, mozarela de búfala fresca, tomate cereja, chips de presunto cru, raspas de limão siciliano, azeite de oliva e pinoli.
Pizza Rosa – preparada sem molho de tomate, leva parmesão, alecrim, cebola roxa e pistaches. Esses ingredientes juntos são tudo de bom!
Attilio – lúdica e apetitosa – Pizza em forma de estrela com borda recheada por ricota, coberta por molho de tomate, mozarela de búfala, parmesão e manjericão.
Outras sugestões que fogem do convencional:
Cannolo (foto acima) – Pizza em forma de cannoli, recheada com mozarela de búfala, creme de ricota, linguiça com erva doce artesanal e cogumelo.
Ripieno Napoli – Pizza fechada coberta por molho de tomate e manjericão, recheada com creme de ricota, mozarela de búfala e salame picante artesanal.
A carta de vinhos tem sessenta rótulos incluindo o da casa Grazie Napoli / Las Moras, procedente da região de San Juan (Argentina), 100% Malbec.
Sobremesa
Para a sobremesa, imperdível a Zeppola (foto acima) – massa folhada assada, creme de baunilha e amarena.
O Tiramisù – clássico italiano feito com café e queijo mascarpone, é outra boa pedida.
Tem também o Angioletti di Nuttela (foto abaixo) – Palitos de pizza fritos, cobertos por nutella, para os apaixonados pela marca tradicional de creme de avelãs.
Grazie Napoli – acesse o site
Local: Rua das Aroeiras, 317 – Santo André