>
chef Teresa Corção e Seu Bené (no vídeo)
A chef Teresa Corção (restaurante O Navegador – RJ) entrou no palco do congresso Mesa Tendências dizendo: “O que falar de um alimento ancestral que está a 5 mil anos entre nós e foi base da alimentação indígena?” Um dia o escritor Câmara Cascudo já chamou a mandioca de Rainha do Brasil, por isso o título de sua palestra: Rainha Raiz – mandioca, o alimento ancestral do Brasil. Inclusive hoje, sem percebermos a mandioca continua reinando em diversos preparos cotidianos.
Resolveu então nos mostrar em vídeo a história do Seu Bené que produz Farinha de Mandioca lá em Bragança – Pará. A platéia ficou emocionada com a história desse pequeno produtor que tem orgulho do seu trabalho, de onde tira o sustento da família. Seu Bené e sua esposa agora já capacitam a comunidade da região para dar conta da demanda.
Complementando o vídeo, eis que surge o Seu Bené, aplaudido de pé pelo seu trabalho, inclusive pelo grande Carlo Petrini (presidente do Slow Food) que estava na primeira fila da platéia.
Essa mudança na vida do Seu Bené e da comunidade de Bragança (PA), foi graças ao apoio do Instituto Maniva, coordenado pela Teresa e que apóia pequenos produtores, incentivando a produção e abrindo caminhos no mercado consumidor.
Seu Bené fazendo um paneiro ao vivo
Vale à pena visitar o site do Instituto Maniva e conhecer outros projetos como: as oficinas de goma e tapioca em escolas públicas.
Parabéns Teresa Corção pelo grande trabalho que a um só tempo resgata a cultura, preserva a herança alimentar e gera renda!
aqui está o meu Paneiro (aqui feito com folhas e fibras da bananeira) que comprei do Seu Bené
recheado com essa farinha de mandioca, que é uma delícia!
O congresso Mesa Tendências, evento que faz parte da Semana Mesa SP organizadas pela revista Prazeres da Mesa e o Senac de São Paulo, que teve como tema desse ano a Sustentabilidade.
>As farinhas paraenses são incomparáveis! Não tem coisa igual…