Estive no lançamento da campanha Vai com tudo que é Bom que marca oficialmente a chegada da International Olive Council (IOC) no Brasil. Uma organização intergovernamental com sede em Madri (Espanha), que tem por objetivo reunir produtores de azeites e azeitonas de todo o mundo. Ajudando não só a promover o consumo dos produtos, como também a qualificá-los, criando padrões internacionais de qualidade.
O foco da International Olive Council (IOC) não é divulgar marcas ou países produtores, tanto que durante o evento dois azeites de países e características completamente diferentes tiveram seus rótulos trocados para a logomarca da campanha. O objetivo é ampliar o consumo, divulgando os benefícios do azeite e azeitona e sua inclusão no hábito alimentar, o que passa certamente por ações de esclarecimento e sugestões de receita.
com Jean-Louis Barjol e o chef Jöel Ruiz
A chegada no Brasil é em grande estilo, nos próximos meses e em 2014, conforme anunciou o diretor executivo da International Olive Council (IOC), Jean-Louis Barjol, muitas ações como: Workshops abertos ao público, Concursos de Receitas envolvendo estudantes de gastronomia, Degustação em Bares e Ações em Supermercados (uma van gourmet parada nas entradas dos mercados preparará pratos para o público degustar e máquinas instaladas oferecerão sugestões de receitas para preparar em casa). Mais informações no link. Todas as ações degustativas serão coordenadas pelo chef Jöel Ruiz, que no evento preparou um delicioso Confit de Bacalhau sobre Dhaal (tradicional prato indiano feito com lentilhas).
O momento da chegada da International Olive Council (IOC) no Brasil é bastante propício: as importações de azeites e azeitonas vem aumentando 35% nos últimos três anos; já somos o terceiro maior importador de azeite de oliva (68 mil toneladas) e de azeitonas de mesa (100 mil toneladas) do mundo.
fotos de divulgação do International Olive Council (IOC)