>
O nome Kebab é de origem turca e significa grelhado. Basicamente é uma carne que foi levada para grelhar no carvão. Nos países árabes leva o nome de Michui (carnes em pedaços) ou Kafta (carne moída). Já na Índia chama-se Kabab ou Kabob e assim pode mudar de nome conforme cada região. É servido no prato ou enrolado no pão.
O Pão
O pão é a base da alimentação desses países, tal e qual o nosso arroz com feijão. Também muda muito de nome e de receita, mas em semelhança todos são achatados e precisam ser levados para assar em fornos de alta temperatura para assarem rápido. No Kebab Salonu (Salão do Kebab) os kebabs são enrolados em pães Lavosh de origem Armênia feitos com trigo integral.
A bebida: Ayran/Lassi
Ayran é uma bebida de origem turco/síria que leva basicamente iogurte, água e sal. Quando chegou à Índia recebeu o nome de Lassi e foi transformada também numa bebida doce. É dessa forma que o resto do mundo conheceu esse refresco tradicional com sabor azedo (dado pelo iogurte natural). A mais conhecida é a Lassi de Manga. No Kebab Salonu provei as deliciosas opções de Cardamomo e de Tamarindo.
Os Doces
A abundância de açúcar na região, com o domínio árabe no comércio desse ingrediente, explica a tendência adocicada da confeitaria típicas desses países.
Sharbat (que significa refresco em árabe ou persa)
200ml de água gelada
Duas pedras de gelo
3 colheres de sopa de Xarope de Rosas (ou um xarope de sua preferência)
* Pode-se fazê-lo com água com gás, bem como acrescentando suco de limão para aumentar um pouco a acidez da bebida, quebrando o sabor muito adocicado.
>Eu conheço pouco,pouquissimo a culinária arabe. E sinto dificuldade de encontrar os ingredientes.
Liliane
>Liliane, normalmente é possível achar ingredientes em casas de produtos árabes. Aqui em São Paulo tem um monte na região do Paraíso e da 25 de março. Tem também no Mercadão Central.
>Oi Ale,
Gostaria de te sugerir um restaurante turco que eu costumo ir em SP e que é uma delícia!Os kebabs são excelentes mas que rouba a cena é o donner de filet mignon que é uma espécie de churrasquinho grego – imperdível!
Este restaurante abrir aqui no ano passado mas existe em NY, Grécia e na Turquia também.
https://www.kosebasi.com/Content.asp?sCode=BranchDetails&Lan=En&cCode=SaoPaulo
Vale a visita!
Lu
>Ale, gostei dos esclarecimentos porque adoro e faço muito comida árabe, mas informação nunca é demais. Para mim este prato se chama michi. Aqui em Bsb também tem restaurante maravilhosos desta comida, tenho preferência pelo Lagash. Na próxima visita a Samp vou visitar este restaurante. Valeu a dica. Bj grande.
>Luciana e Téia eu e os demais leitores do Cuecas na Cozinha agradecemos as dicas dos restaurantes em São Paulo e Brasília.
bjs
>Ale, adorei o papo com o chef que mostrou que com muita pesquisa conseguiu trazer não só um lugar saboroso, no mais amplo sentido da palavra, como também cultura.
Vamos voltar lá mais vezes. Com certeza já é um dos nossos cantos preferidos, não?
bj
>Lugar para voltar muitas vezes Cris. bj
>Servi Sharbat no meu casamento ….. sempre que recebo convidados em casa, sirvo Sharbat para desejar as boas-vindas aqui em casa. A receita foi gentilmente nos dada por um amigo egípcio…. Parabéns ao chef Rodrigo…
Bjs.
>Fabrícia quando fiz a entrevista com ele pensei em vocês.
bjs