Comer no Kotori provoca uma sensação de volta ao lar. Não sei bem como explicar isso, não sou japonês, nunca fui ao Japão e, mesmo assim, senti o acolhimento de quem retorna de um lugar distante.
A comida do chef Thiago Bañares e sua equipe é tão bem feita, delicada, cuidadosa, parece que prepararam pensando em você, muito felizes por te reencontrarem depois de tanto tempo longe.
Reba Pate
Quando vou num restaurante, olho em volta, reparo, gosto de saber o que os outros estão comendo e como se sentem. Desejo ver quão seus olhos se fecham, assim que levam o alimento à boca.
Do meu lado esquerdo, três amigas japonesas falando, inclusive, a língua materna, pediram quase todo o cardápio para compartilhar, se deliciaram. Animadas, algumas vezes espiavam minha mesa para decidirem pedir algo mais. Tipo a bela e saborosa Okonomiyaki de Polvo e Porco (panqueca japonesa de polvo, barriga de porco, repolho e cebolinha).
Okonomiyaki de Polvo e Porco
Do meu lado direito, dois casais de brasileiros, uma delas grávida, também pediram muitas coisas, enquanto comiam felizes compartilhando a mesa e as novidades. Foi lá que espiei o suculento Wakadori no Karaage (galetinho frito, crocante e suculento com pimenta de cheiro e maionese).
Atrás de mim uma obatian (avozinha japonesa), provava com gosto muitos pratos postados ao centro da mesa, dividindo sua felicidade com filhos e netos. Comer é partilhar emoções!
Karaage
Kotori restaurante – Menu
Não deixe de provar o delicadíssimo Reba Pate (patê de figado de frango orgânico. Acompanha picles e shokupan tostado). Bem como, o Ebi Tamagoyaki (omelete de camarão com nori, espinafre, yakinori e maionese).
Yakitoris
Entre os Yakitoris (espetinhos) me encantei com o sabor bem temperado da Almôndega de Frango (tsukune) – grelhada com tarê da casa e servida com gema mole e molho tarê para misturar na hora e molhar a almôndega.
O de Ostra do frango (soriresu), também é uma saborosa surpresa, corte famoso no Japão e desconhecido no Brasil, porção extraída das costas da ave, bem acima da sobrecoxa.
Cabe destacar que todos os frangos utilizados na casa são criados soltos com alimentação orgânica.
Sobremesa
Guarde espaço no final da refeição para compartilhar a imperdível Rabanada (hokupan com creme inglės tostado na manteiga com sorvete de leite e toffee).
Drinks
Para beber sugiro os drinks minimalistas do premiado Caio Carvalhaes, além dos coquetéis clássicos, autorais como o Cambuci Daiquiri (rum, shochu, cambuci e hortelā) e o Old Friend (shrub de caju, Ketel One, Lillet, licor de laranja).
Bem como, os highballs, carbonatados e com menor teor alcoólico, como o Meron Chu Hai (shochu de cevada melão cantaloupe, limão siciliano, folha de shiso e soda) e o Tropical Fizz (Ketel One Botanicals Grapefruit & Rose, limão siciliano e soda).
Vá no Kotori restaurante e, então depois me conte!
Obrigado Alan pelo atendimento!
Ebi Tamagoyaki
Serviço:
Kotori – Instagram
R. Cônego Eugênio Leite, 639, Pinheiros – São Paulo (SP)
Quer + dicas de restaurantes, então acesse.