Hoje a chef Nadia Campeotto publica na coluna Gastronomia Funcional do Cuecas na Cozinha uma ótima receita de Leite de Castanha de Caju. Os leites vegetais -feitos a partir de castanhas dos mais variados tipos, lembrando que cada região do Brasil tem suas castanhas próprias e com melhor preço- são bons substitutos para o leite de origem animal. Servem tanto para os intolerantes à lactose quanto para as pessoas que estão fazendo dietas com restrição de leite.
Aqui a chef fez Leite de Castanha de Caju, mas o processo é, praticamente, o mesmo para todas as castanhas: deixar de molho em água mineral, bater no liquidificador, colocar um toque opcional de extrato de baunilha (ou qualquer outro flavorizante ou aromatizante que preferir) e coar bem, em pano, para que não passe o mínimo pedaço da castanha triturada, que possa provocar engasgamento na hora de tomar o leite.
Leite de Castanha de Caju
Ingredientes
100 gramas de castanha de caju crua
1 litro de água mineral
10 gotas de extrato de baunilha
Modo de Preparo
Deixar as castanhas de molho em água por no mínimo 8 horas. Desprezar a água do molho.
Colocar as castanhas no copo do liquidificador com 300 ml de água mineral e bater por 1 minuto. Adicionar o restante da água (700 ml) e o extrato de baunilha e bater por mais 1 minuto. Coar em coador de pano (para tirar qualquer partícula de castanha que possa fazer engasgar). Conservar na geladeira por até 3 dias.
foto de divulgação da chef