Já ouviu falar na cozinha Mediterrasian? Então, precisa conhecer o Mammasan!
A cozinha Mediterrasian é uma mistura de ingredientes e modos de preparo de duas grandes culinárias: a Mediterrânea e a Asiática. Assim, essa cozinha é resultado, exatamente, da mistura entre os diversos povos dessas regiões.
Em São Paulo, cidade onde todas as culturas se encontram, acaba de abrir, no bairro dos Jardins, o Mammasan, que retrata um pouco da cozinha Mediterrasian, sendo um tributo às origens e histórias familiares. Érica Maiera, sócia do restaurante, por exemplo, tem pai italiano e mãe japonesa.
Karettini
Memórias
“Minhas raízes estão na Itália e no Japão, sou metade italiana e metade japonesa. Sempre convivi nesses dois mundos das minhas duas avós, cada uma com sua personalidade, graças à cultura de sua origem. Mas, do seu jeito, amavam, partilhavam. O jeito delas mostrarem amor era através da comida, cozinhavam com aquela memória afetiva dos países que vieram. E com o que tinham aqui no Brasil pra cozinhar”, descreve Érica.
O resultado, além da fusão das cozinhas, está igualmente na decoração do Mammasan carregada de memorabilia. Érica trouxe muitas fotos e objetos dos dois lados da família para espalhar no espaço vermelho aconchegante criado pelo arquiteto Otávio De Sanctis. Cadeiras de palhinha italiana misturam-se a outras produzidas com formato que lembra o Torii (portão tradicional japonês). Nas mesas talheres e hashis.
Ebi crocante
Curiosamente, sua sócia, Fernanda Prado Sampaio, tem descendência portuguesa, mas é casada com um descendente de japonês com português. Comprovando que o mundo não tem mesmo fronteiras e as cozinhas também não precisam ter.
Oshibuco
Mammasan – menu
Antes de mais nada, gostaria de dizer que o que mais gostei no Mammasan foi o tempero, aquela comida bem temperada, que lembra casa de vó.
O couvert com pães de fermentação natural, tem uma “como nunca pensei nisso antes” manteiga de miso e picles da casa.
Entrada certeira para desvendar essa cozinha multicultural é o “preciso comer de novo e de novo” Karettini, bolinhos de carne (polpettini) com casca fininha e crocante, recheados de mozzarella di bufala e acompanhados de um delicioso karê (o curry japonês).
Gyoza Mammasan
Outras opções de entrada: Ebi crocante (camarão empanado, tomatinhos defumados e sunomono de manga); Gyoza Mammasan (gyoza aberto na folha de arroz com recheio de carne suína, abobrinha e cebolinha). Bem como: Tempura Caccio e Peppe (tempura de couve-flor polvilhado com parmesão e pimenta do reino) e Harumaki Mammasan (rolinho primavera recheado de frango, queijo, ricotta di bufala, umeboshi, shiso verde e geleia sweet-chilli da casa).
Principais
Nos principais, meu coração bateu pelo potente Oshibuco – ossobuco de cocção longa em vinho tinto, prensado, servido sobre polenta cremosa, farofinha de alho e folhas de horenso.
Pancettama
Há também: Pancettama, que leva fatias finas de pancetta grelhada (chashu), ovos marinados e acelga chinesa. Bem como: Pesci Miso, peixe do dia grelhado no Josper e manteiga de amamiso; Socarrat da Costa Blanca, (crosta de arroz, polvo e aioli) e Tantanni (udon com ragu de carne bovina e suína).
Se quiser acompanhamentos para os pratos principais, só pedir à parte: Batata (rústica, alecrim, alho assado, polvilhada com shichimi); Gohan (arroz japonês); Midorisan (mix de vegetais – acelga chinesa, vagem, quiabo, cebolinha, edamame e amêndoas laminadas).
Mare
Para beber tem carta de saquês, boa seleção de vinhos, drinks clássicos e autorais que saem do bar MammaSan. Boa pedida é o refrescante Mare (gin, xarope de cupuaçu, limão, capim santo, vinho branco, coentro e shiso – clarificados com leite).
Serviço
Restaurante Mammasan
Al Ministro Rocha Azevedo 1101
Instagram para infos de horários e reservas
+ dicas de restaurantes – acesse