>
A Semana Mesa SP 2011 começou com um emocionado Aimo Moroni (il luogo di Aimo e Nadia) , que falava ao Brasil com o seu “cuore”. Emoção fundamental na sua cozinha!
As pessoas devem ter prazer à mesa, comer esquecendo de tudo à sua volta. Para cada prato executado pelo chef a qualidade do ingrediente não é apenas um ponto, é essencial. O laboratório de pesquisa está na relação com os produtores. Trocando experiências o cozinheiro e o produtor conseguem extrair o melhor da qualidade de cada ingrediente.
Cozinha é cultura e conhecer o produto e o produtor é o sentido da cozinha ser cultura, porque só assim é possível conhecer a história. Conhecer a história significa preservar a memória gustativa de cada cultura, o que não quer dizer manter os pratos feitos com antigamente. A contemporaneidade não anula a preservação da memória gustativa é uma forma de transmití-la à futuras gerações.
O que fica:
- cozinheiros e produtores precisam estar lado a lado em colaboração mútua e contínua para aproveitarem o melhor de cada ingrediente.
- ser contemporâneo sem esquecer a memória gustativa
- cozinha é cultura! Não importa o que o Governo brasileiro pense!
P.S. Se eu fosse você, ia aqui na coluna ao lado e clicava em Participar deste Site pra não perder nada. Assim, vai receber todos os posts e ler quando tiver tempo.