>
Para promover o consumo de batatas no Peru, os “Carrinhos Batateiros” ficam espalhados por Lima, vendendo pratos à base de batata com bons preços
Gastón Acurio é um chef irriquieto que assumiu uma grande missão: divulgar a cultura e a riqueza da gastronomia do seu país, o Peru. Mais do que 7 mil anos de história e 85 diferentes regiões geográficas e climáticas, que permitem uma enorme variedade de ingredientes, o Peru tem em sua culinária a influência de diversos países. No post Culinária Novoandina, falei bastante sobre a formação da cozinha peruana, principais ingredientes e alguns pratos regionais do Peru.
Então, além de abrir restaurantes em vários lugares, aqui em São Paulo ele tem o La Mar , resolveu presidir a organização de um grande evento chamado Mistura.
A Feira Gastronômica Mistura chega à 3a. edição. Mais do que, apenas, celebrar chefs, a Mistura homenageia a culinária do povo (El sabor de la calle) . Valoriza a história, a cultura regional, dá voz àqueles cozinheiros sem Cordon Bleu e outros Bla Bla Blue da vida, mas que sabem fazer o melhor com os ingredientes peruanos.
Uma frase do Gastón Acurio diz tudo: “Um cozinheiro tem um papel muito mais importante que cozinhar. Ele deve ser querido por seu povo por sua capacidade de abraçar a bandeira do prazer e excelência, com a mesma paixão com que ele se engaja nos desafios da humanidade. Um chef deve abrir espaço em seu coração para que a estética e a ética vivam juntas”.
À convite do chef Gastón Acurio, uma comitiva de chefs brasileiros, capitaneada por Fabio Barbosa, que comanda as panelas do La Mar em São Paulo, irá visitar a Mistura 2010: Tsuyoshi Murakami (Kinoshita), Raphael Despirite (Marcel), Bel Coelho (Dui), Rodrigo Oliveira (Mocotó), Henrique Fogaça (Sal Gastronomia), Thomas Troisgros (66 Bistrô), Renata Braune (Chef Rouge) e Flavio Frederico (Sódoces).
foto: divulgação