>
Aquelas pitangas que colhi na praça, usei-as no lugar dos mirtilos (blueberries) numa receita de muffin. Escolhi uma fórmula (New York cookbook by Molly O´Neill) que usasse iogurte, para que eu pudesse substituí-lo por o kefir que estava dando sopa na geladeira. Aí vai a receita ligeiramente adaptada.
Muffins de pitanga com kefir
Ingredientes
½ xícara de manteiga sem sal, derretida
1 xícara de açúcar
2 ovos
½ xícara kefir ou iogurte
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
Raspas da casca de dois limões (um taiti e outro siciliano)
1 xícara de pitangas sem caroço polvilhadas com farinha
Modo de fazer:
unte com manteiga e polvilhe com farinha 15 forminhas de muffins. Numa tigela combine a manteiga derretida fria com o açúcar, os ovos e o kefir. Misture bem. Peneire sobre esta mistura a farinha, o bicarbonato e o sal. Misture até virar uma massa homogênea. Junte a casquinha de limão e as pitangas e mexa delicadamente para incorporar. Divida a massa entre as forminhas – deixando espaço para crescer. Leve para assar em forno médio preaquecido, por cerca de 30 minutos.
Rendimento: 15 muffins
Foram usadas medidas padronizadas e rasadas: 1 xícara=240 ml; 1 colher (sopa) =15 ml e 1 de chá=5 ml.
>Que luxo…nosso país e a Neide arrasam.
Bjs.
>Adoro as aulas da Neide! Sua paixão pelo que faz é evidente e me faz muito bem!
Estas delícias que o digam!
Beijinhos,
>Fabrícia e Laurinha vocês tem toda razão.
>Adorooo muffins … e esses estão com uma cara ótimaaa !!
hummm
=)
>Quem dera as pitangas fossem fáceis de se achar!!!
Deu água na boca…
abção
Alex
>Eu também gosto muito de muffins. Clara. Com um cafezinho…
É verdade, Alex, não é tão fácil encontrá-las assim. O lance é ficar atento nas feirinhas da cidade. Hoje muito feirante faz até entrega em domicílio e aceita encomenda de frutas, verduras e legumes. Fora os Mercadões – Central e Regionais. E os melhores supermercados que tem frutas selecionadas. Neide, alguma dica de fornecedores?
>Oi, Alessander,
Super obrigada pela homenagem e mil desculpas por ter deixado passar batido. Sempre na correria. Mas, olhe, desejo vida longa ao Cuecas e que vocês continuem com este trabalho amador com tanto profissionalismo.
Quanto às pitangas, os melhores fornecedores, pelo menos aqui em São Paulo, são as praças públicas. Há pés em várias delas. É só ficar de olhos bem abertos. Nunca vi pra vender em lugar algum. Logo deve aparecer ao menos congelada como as acerolas. Elas são muito frágeis. Nesta receita, elas podem ser substituídas por pedaços de acerola sem problemas.
beijos, N
>Neide eu agradeço sua participação e a dica é ótima – não tem nada mais barato do que achar pitangas nas praças públicas!