>

As coisas mudaram muito minha gente. Vamos deixar de associar a cachaça ao pinguço, mesmo porque tem manguaceiro de qualquer nacionalidade e tipo de bebida, que enche a cara até com álcool aromatizado de eucalipto.
A cachaça hoje é tratada com respeito, desenvolvida por engenheiros agrônomos e especialistas. Como todas as outras bebidas, é para ser apreciada, não é para queimar a garganta, deixar os olhos vermelhos e a cara inchada.
Mas quem é o garimpador de cachaças? Conheci na Brasil Cachaça o Sr. Edison Costa que há muito coleciona rótulos e miniaturas de garrafas de cachaça. Ele me contou que hoje já soma 4.500 miniaturas e 2.200 rótulos e para os curiosos, a boa é que ele mantém em São Lourenço (MG) um Mini Museu da Cachaça.
O site Garimpo da Cachaça, tem um sistema de visualizar a coleção a partir do mapa do Brasil, separando Estados e regiões produtoras. Muito interessante.
Para quem está ou planeja uma viagem a Minas Gerais, de 19 a 21 de junho vai acontecer o já famoso Festival da Cachaça de São Lourenço.