O que é Neuroconfeitaria

Abre a boca e fecha os olhos! Sabe o que é Neuroconfeitaria ?

Giuliana Cupini - O que é Neuroconfeitariachef Giuliana Cupini

Desenvolvida pela chef confeiteira, professora e pesquisadora Giuliana Cupini é uma metodologia criada com base nos princípios da Neurociência e da Neurogastronomia aplicados à Confeitaria, de acordo com a maneira como o cérebro identifica, interpreta e gera as percepções de sabores, acessando e ativando memórias e emoções existentes ou criando novas.

Pois, tive o prazer de experienciar, a primeira coleção da chef, intitulada: “Uma Festa para os Sentidos”.

Segui todos os passos desse jogo instigante com 7 experiências sensoriais, que provocaram muito além do paladar.

Utilizei venda nos olhos, protetores de ouvido, escutei música, inspirei aromas, escrevi, tateei volumes, observei formas, li atento o conceito das criações, harmonizei com chá; enfim dei pausa na correria para apreciar o momento. Vivi sem distrações.

Alessander Guerra 768x1024 - O que é NeuroconfeitariaEu mergulhando na experiência!

O que é Neuroconfeitaria

Conta pra gente Giu, como foi criada essa coleção?

“É a primeira coleção de neuro doces brasileiros, com a Neuroconfeitaria aplicada.

O local imaginário escolhido para esta festa foi o Museu da Casa Brasileira.

Lá encontrei todos os elementos que acredito serem essenciais para despertar memórias, provocar emoções e proporcionar prazer ao comer um doce”.

Com ênfase na escolha de ingredientes 100% brasileiros e processos de Confeitaria para criar doces de festa.

Neuroconfeitaria doces7 - O que é NeuroconfeitariaBoca de Renda

Biomas

Um passeio pelos 6 biomas (Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa) é uma forma surpreendente de sentir o Brasil na boca!

Para confeccionar os 20 doces, utilizei 46 fornecedores e 63 ingredientes diferentes, contemplando frutas, especiarias, castanhas, meles, queijos, cafés, flores, ervas, cereal, tubérculo, entre outros”.

Neuroconfeitaria Caixa de Doces 827x1024 - O que é Neuroconfeitaria

Uma Festa para os Sentidos

A caixa de doces “Uma Festa para os Sentidos” é uma releitura dos antigos estojos com tampa deslizante (feito com madeira pinus de reflorestamento).

Contém:

20 doces de festa,

kit para realizar 7 experiências sensoriais (venda de olhos, tampão de ouvido, etc),

folder explicativo do cardápio dos doces (composição e história/homenagem de cada um),

folder com as orientações para a realização da degustação guiada sugerida pela chef,

desenho do projeto arquitetônico do Museu da Casa Brasileira indicando Jardim, Saguão, Biblioteca, Salão de Festa e Terraço.

Neuroconfeitaria doces1 - O que é NeuroconfeitariaSarkara

Jardim

Para aguçar o paladar, inicie então o seu passeio degustando no Jardim do Museu da Casa Brasileira, o doce Boca de Renda (ganache de mel de terroir Mbee e chocolate Chor 55% cacau) com mel puro da abelha nativa “uruçu boca de renda”, própolis verde nanotecnologia Imuni e flor Amor Perfeito comestível Deborah Gaiotto.

Formato de uma colmeia homenageia a relação das abelhas com a natureza. É um amor-perfeito! A gratidão pelo processo de polinização, o cuidado dos produtores com as abelhinhas brasileiras e a produção de meles especiais.

Siga com a Sarkara – doce de frutas brasileiras amarelas – abacaxi, bacuri e carambola, com ganache de chocolate Miroh! dark milk 54% cacau indiano Idukki, aromatizado com baunilha do Cerrado Vanilla Brasil, com praliné de orquídea e mini orquídea de açúcar.

Pela estrada a fora… , assim foi o nome dado a cestinha de pastilhagem de chocolate Luisa Abram 70% cacau Rio Acará, brownie de chocolate 70% cacau, purê de morango e grumixama, ganache de chocolate com framboesa aromatizada com água de rosas e borboleta de papel de arroz Piperina.

Tatin tan tan – pasta frolla, frangipane de pinhão, maçã e pera carameladas com amburana, geleia de maçã verde e cúpula de chocolate de caramelo Priscyla França.

Neuroconfeitaria doces3 - O que é NeuroconfeitariaMoema

Saguão

Hora de entrar no Saguão do Museu da Casa Brasileira.

Antes de mais nada provemos o Santo, santo, santo… – ganache de espumante Moscatel Valduga com queijo premiado Cruzília “Santo Casamenteiro” – queijo azul com nozes e damasco, purê de damasco e chocolate branco Garoto com pop rock (açúcar explosivo).

A degustação continua, agora com o Camafeu Verônica em homenagem ao Doce Verônica, típico de Goiás.

Giuliana explica dessa forma: “É uma clássica receita de camafeu da vó Delba, feita com sapucaia, castanha nativa de Piauí, colhida pela família de Juliana Franco. Doce coberto com fondant, decorado com imagem de camafeu, modelada em bala de coco.”

Moema – bombom de chocolate Amma – Pajé 75% cacau com especiarias – cumaru, iquiriba, puxuri – com recheios de doce de cupuaçu, brigadeiro trufado branco e farofa de castanha do Pará com cumaru. Inspiração da obra de mesmo nome de Victor Meirelles.

Fibonacci – bombom de chocolate branco Mestiço 35% com geleia de jabuticaba aromatizada com lavanda e brigadeiro trufado branco com limão siciliano.

Neuroconfeitaria doces2 - O que é NeuroconfeitariaAntes de mais nada: Caju, cajuína, Cora Coralina

Biblioteca

Entrando na Biblioteca do Museu da Casa Brasileira.

Enfim, hora de homenagear uma poetisa doceira: Caju, cajuína, Cora Coralina – picadinho de caju no forno com melado de cana, cachaça mineira Salinas, mel de terroir Mbee e abelha nativa Guaraipo.

“Embalado” pela  xilogravura comestível “Os Cajueiros” do artista J.Borges, dacquoise de caju, geleia de limão e brigadeiro de capim santo.

Engenho, doce em forma de tacho de cobre Mission Chocolate 655 com rapadura, doce de banana com rapadura, limão, laranja e canela, marzipan de castanhas brasileiras – baru, caju e Pará – e taiada ralada, com colher de pasta de tâmara, amêndoa e cacau.

Homenageia, primeiramente, o nascimento da confeitaria brasileira e os essenciais Gilberto Freyre, Raul Lody, Luís da Câmara Cascudo e Mary Del Priore.

Ziriguidum é feito com doce de abóbora com cravo, canela e pimenta de macaco, geleia de pitanga e acerola, bem como chocolate Baianí 70% intenso.

Shahiya – lembra a influência da doçaria árabe

“Suspiro da minha vó Delba, doce de figo fresco com especiarias – puxuri, cardamomo, gengibre, mel de figo, vinho do Porto, doce de batata doce roxa, figo turco e pistache.” diz a chef.

Neuroconfeitaria doces4 - O que é NeuroconfeitariaZiriguidum

Salão de Festa

Começa então o baile, Pé-de-moleque com amendoim e castanha de baru, com chocolate ao leite Sicao linha Brasil e paçoca.

Tonico & Tinoco nomeiam um brigadeiro trufado (o famoso BT) feito com leite condensado e chocolate em pó cacau Nestlé, o “chocolate do padre” . Coberto com chocolate Harald ao leite, bem como granulado de chocolate “feito em casa”.

O que é? O que é? – um origami entra na brincadeira para esconder essa cocada de forno, purê de tamarindo e cremoso de doce de leite, banhado no chocolate Mendoá 70% cacau com coco queimado. Cocada era uma paixão de Machado de Assis.

Homenageando os doces de ovos de Pelotas, reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, nasceu o Maracajá.

Cachepot de chocolate Gallette 40% cacau com baba de moça de maracujá e cajá, aromatizado com flor de jasmim . Decorado então com moldura de chocolate e a mesma flor comestível e cristalizada.

Neuroconfeitaria doces5 - O que é NeuroconfeitariaMadalena

Terraço

Hora de deixar o salão de festa e, em seguida, tomar um ar no terraço.

Madalena é uma releitura da receita oficial da Madeleine de Proust – livro “À mesa com Proust” , com milho, chocolate de pamonha Mission Chocolate, crocante praliné de milho torrado salgado, e então para harmonizar acompanha chá de tília e erva-doce. Calda de café e especiarias.

Souza Leão brulée – Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, tradicional receita do Bolo Souza Leão, com crostinha de açúcar caramelizado e ampola com calda de café, aromatizado com gengibre e cardamomo.

Uh, tererê! – cookie de erva mate, fudge de erva mate, purê de umbu e chocolate de erva mate.

Enfim, terminando esse passeio doce: Bole-bole-rocambole. Inspirado no bolo de rolo, receita da mãe da chef feita com goiabada mole e estampa de biscuit Joconde.

Cozinhando Ideias

Alessander Guerra

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*