A natureza, o clima, o charme, a vontade de comer, as compras. Separei algumas dicas de o que fazer em Campos do Jordão, cidade montanhosa, que fica a 190 km de São Paulo.
Eu gosto muito de viajar pra lá, perdi as contas de quantas vezes já fui, não só no inverno, mas também em outros períodos do ano.
Posso dizer que é sempre um bom passeio, pra um dia, final de semana ou feriado.
O que fazer em Campos do Jordão
Alto da Boa Vista
Um dos roteiros que eu gosto, bem na linha cultural-gastronômico é seguir para o bairro Alto da Boa Vista.
Onde é possível visitar o Palácio Boa Vista – palácio de inverno do Governador do Estado de São Paulo, que também funciona como museu e tem visitação aberta ao público.
O Museu Felícia Leirner (foto de abertura) – misto de museu de esculturas da artista a céu aberto com patrimônio ambiental.
Tem área de parque com aproximadamente 35 mil m², importante remanescente de Mata Atlântica.
Na mesma área também funciona o Auditório Cláudio Santoro – palco do Festival de Inverno que reúne concertos com músicos do mundo todo e que tem atividade cultural variada durante o ano.
Completando o passeio curta o Sinfonia café e restaurante – ambiente gostoso para provar um café, e encomendar uma cesta de piquenique que pode ser degustada na ampla área do parque.
Lenz Cake de frutas
Gavião Gonzaga
Outra dica de o que fazer em Campos do Jordão que foge do centro do Capivari e funciona para adultos e crianças é uma visita ao Espaço Lenz, que fica no bairro de Gavião Gonzaga.
No sítio da chef Eliana Lenz – tem muita natureza com direito a trilha para caminhada, cachoeira, lago e mirante com vista do Vale do Lageado até as montanhas de Minas Gerais.
Tem também o LenZoo, que permite interação das crianças com pássaros, gansos, galinhas, pavão, patos, ovelhas, coelhos, pôneis e até uma mini vaca.
Espaço Kids, um galpão fechado e aquecido com lareira onde as crianças até 8 anos podem fazer várias atividades: mini tirolesa, artes, jogos de tabuleiro, baby bike, todas supervisionadas por monitores de recreação.
E, para completar o Lenz Gourmet, restaurante que fica num galpão todo decorado com cara de fazenda.
É possível almoçar aos fins de semana, em sistema de bufê com pratos que dão destaque às especialidades alemãs.
Guarde espaço para o irresistível bufê de sobremesas, o Lenz Cake de frutas é a especialidade da casa.
Hotéis
Um dos hotéis mais charmosos da cidade é o Grande Hotel Campos do Jordão, hotel escola do Senac.
Localizado numa ampla área verde em um prédio restaurado da década de 40, onde funcionava um luxuoso hotel-cassino.
Já estive algumas vezes hospedado e, além do ótimo atendimento (a equipe realmente faz os hóspedes se sentirem em casa).
Os cafés da manhã são memoráveis e o bufê de almoço e jantar é caprichado.
Há sempre um bom programa de atividade física, cultural e gastronômica por lá.
Quem não estiver hospedado, pode conhecer o hotel, frequentando os restaurantes: Araucária (cozinha autoral), Grande Hotel (bufê de almoço e jantar) e Arte da Pizza (pizzaria).
Outro hotel muito gostoso que fica no Capivari, perto de tudo, e com um conceito mais boutique, é o Hotel Serra da Estrela.
A matéria sobre a minha visita com muitas fotos você encontra no link.
Para completar o Hotel Serra da Estrela tem o restaurante Alquimia, com várias opções veganas.
Inclusive um bufê especial de sábado, com direito a feijoada vegana e duo de Chorinho. Conto tudo no link.
Entre as opções mais procuradas de o que fazer em Campos do Jordão , circular pelo bairro do Capivari é uma delas.
Capivari
Dá pra tomar uma cerveja nas disputadas mesas da cervejaria Baden Baden.
Provar um bom fondue de queijo, acompanhado de vinho e piano ao vivo no Matterhorn.
O restaurante funciona no primeiro andar da casa de estilo enxaimel, que tem em seu térreo um empório com boas opções de vinhos, comes e bebes e presentes.
O restaurante Vila Chã é conhecido por seu cardápio de cozinha portuguesa, especialmente os pratos de bacalhau, executados pelo chef Nelson Gonçalves Júnior.
Por lá também há um fondue especial que leva o famoso queijo Serra da Estrela.
Abajur creperia
Se a sua vontade for de cozinha alemã com estilo de pub inglês e direito a cervejas artesanais de diversos países, a dica é a cervejaria e restaurante Fräulein Bierhaus (Rua Isola Orsi, 33 – ao lado da igreja).
E para fazer uma refeição rápida, uma boa pedida, com decoração bem bacana e bons crepes é o Abajur que fica dentro do shopping Pátio Paris.
Murillo Lima Patisserie e Café
Ainda circulando pelo Capivari, hora de adoçar o paladar com os doces sempre bons da Murillo Lima Patisserie e Café, café bem tirado e chocolate quente no capricho.
Outra dica doce é o Myrian Café, destaque para o Bolo integral de frutas secas com baba de moça e o morango recheado com brigadeiro.
Em matéria de chocolates, há pilhas deles no Bruno Alves Chocolatier, nacionais e importados, com criações autorais do chef.
Horto Florestal
Se o Horto Florestal de Campos do Jordão com suas trilhas de Araucárias, entre tantas outras atividades ao ar livre, estiver em seus projetos de o que fazer em Campos do Jordão.
Fica também a dica de almoçar no alemão Harry Pisek, especializado em salsichas artesanais, entre outros pratos da culinária típica. (Av. Pedro Paulo, 857).
Bom, espero ter dado várias opções de o que fazer em Campos do Jordão na sua próxima viagem.
E se você tiver alguma dica, por favor, compartilhe conosco nos comentários. Será um prazer!