Aqui vão algumas dicas de Onde Comer em Gramado. Viajei para essa cidade deliciosa do Rio Grande do Sul -com boa estrutura para o turismo e que tem sempre novidades a serem exploradas, especialmente as gastronômicas- e montei um roteiro saboroso.
Para a seleção dos lugares Onde Comer em Gramado , levei em conta a relação de preço/qualidade e também pensei em espaços charmosos, gostosos de ficar, tanto para um café quanto para uma refeição completa. Dá pra fazer esse roteiro gastronômico em apenas 1 dia de comilança (eu fiz! rs).
Onde Comer em Gramado
Josephina Restaurante
O Josephina Restaurante tem aquela cara de aconchego de bistrô parisiense, desde a sua fachada. Possui alguns ambientes, sempre com decoração diferente; mas o mais gostoso mesmo é ficar nas mesinhas da calçada observando o movimento da Rua Pedro Benetti, ao lado da igreja São Pedro, tão famosa em Gramado.
O cardápio reúne sopas, cremes, massas, carnes e peixes. Mas já que a minha comilança pela cidade seria grande. Optei pelo Suflê Margherita – (mussarela, tomate e manjericão – acompanha Pão Josephina e saladinha ) um saboroso e suculento omelete, muito bem recheado e acompanhado do macio pão feito na casa.
Eu sabia que iria comer outras guloseimas pela cidade, mas não poderia deixar de provar uma especialidade do Josephina Restaurante, o Eierbrot (pão Josephina empanado com açúcar e canela. Acompanha calda de vinho). Pensem numa coisa boa que dá vontade de comer outra vez!
Casa Vittorio
Falando em ambientes aconchegantes, uma parada na Casa Vittorio é obrigatória!
A Casa Vittorio é um dos cantinhos mais charmosos de Gramado, dá pra ver pelas fotos que ilustram a matéria. A fachada convida para entrar e o interior pede uma pausa, para degustar qualquer das ofertas do cardápio, com bastante calma e um bom papo.
São mais de 60 tipos de chá a granel, que você escolhe na hora, direto da gaveta de metal, para serem preparados. Se quiser, pode levar qualquer um deles pra casa. Para quem não gosta de chá, há opções de café.
Horá do chá, lá vem os bules de porcelana branca sobre rechauds e com um detalhe na tampa, que identifica cada um deles para não haver confusão na hora de se servir. Algumas tortas descansam sob cúpulas de vidro, enquanto aguardam para serem degustadas.
O apfelstrudel muito bom -maçãs abundantes, úmidas e saborosas + massa fina, crocante e sequinha- vem quente da cozinha e pode ser acompanhado por chantily ou sorvete. Falando nisso a Casa Vittorio também oferece alguns gelatos.
Cafeteria Bello Gusto
Olha que não foi fácil achar uma cafeteria que não oferecesse um espresso queimado. Vários dos que provei estavam com a crema marrom e quase sem nenhuma densidade. Aquele gosto de café queimado, sabem?
Mas como eu sou teimoso, e queria dar pra vocês uma opção de café bem tirado em Gramado, cheguei à Cafeteria Bello Gusto na esperança de que seria aquele o café. E foi! Grãos 100% arábica próprios para Espresso da Bom Jesus (os grãos vem de Minas Gerais para torra artesanal na cidade de Bom Jesus – que fica na Serra perto de Canela). Sidnei Aguiar, proprietário da Cafeteria Bello Gusto tirou um bom espresso e foi muito atencioso, não só comigo, mas com todos que estavam em volta. Prestei atenção nas outras mesas e vi, que muita gente estava voltando porque já havia provado e aprovado o café. Bom sinal!
Cafeteria Bello Gusto
Av. Borges de Medeiros 2193
Casa do Colono de Gramado
Impossível sair da cidade sem passar na Casa do Colono de Gramado e provar uma das cucas que saem fumegantes do forno à lenha. Difícil mesmo é escolher qual pegar e não cair na tentação de levar todas. Eu gosto muito da de uva! Há também pães fresquinhos recheados com linguiça ou queijo. Coisa boa demais!
Dentro da Casa do Colono de Gramado há também outras opções de produtos artesanais como queijos, embutidos, sucos, geleias, biscoitos, etc.
Casa do Colono de Gramado
Praça das Comunicações ao lado da Rodoviária
Casa Garibaldi Delicatessen
Mais uma boa surpresa na cidade de Gramado é a Casa Garibaldi Delicatessen. Lá você encontra tudo para preparar uma refeição diferente. Se alugou casa e quer cozinhar, esse é um bom endereço para encontrar muitos ingredientes bacanas, importados de diversos países. Dá pra fazer cozinha Thai, Japonesa, Chinesa, Francesa, Árabe, Alemã, Italiana; enfim, tem ingredientes de muitos lugares do mundo, bem distribuídos nas elegantes prateleiras da loja.
Na Casa Garibaldi Delicatessen, os sócios Giovani Marcarini e Márcio Sartori, contam com mais de 1600 itens entre massas, azeites, carnes especiais, frutos do mar, especiarias, temperos, cervejas, vinhos, biscoitos, chocolates, geleias, etc. Há também uma sessão de Fiambres e Queijos, que podem ser fatiados na hora e produtos a granel como castanhas, frutas secas e cristalizadas.
Para completar eles montaram um Café e o Deck para quem quiser fazer uma refeição rápida por lá.
Espero que tenha gostado dessas dicas de Onde Comer em Gramado! Caso tenha alguma sugestão, por favor, será um prazer se deixar nos comentários para compartilhar com todos os leitores desse nosso site de gastronomia.
Gramado é um perigo! fui passar uma semana e voltei com 4 quilos a mais rs.
Tudo maravilhoso! Fondues divinos, espeto corrido (rodízio) sensacional na churrascaria ao lado do CineTeatro.
Também tinha um sorvete com salada de fruta e suspiro que era assado, em frente a esta churrascaria, afff, comia todo dia.
Os chocolates das fábricas também são de comer rezando e cuidado com tudo o que leva nome de colonial, queijo, suco de uva… tudo de comer e beber rezando.