Essa picanha recheada foi assada por um amigo argentino que mora em Porto Alegre (RS) e gosta de comprar carnes provenientes do Uruguai.
Trocando em miúdos, o churrasco tem tudo para ficar bom. Bom é pouco, para essa picanha recheada que o Carlos preparou numa das vezes em que estive na casa dele e da Dani em POA.
Tudo começa, certamente na escolha da carne. Saber como escolher uma boa picanha é fundamental para o início do sucesso do seu preparo.
Pra começar, a peça de picanha pesa em torno de 1 kg, se for uma peça maior que isso vai ter coxão duro junto e aí, já sabe, estará pagando o preço mais alto de uma para levar a outra.
A picanha precisa estar com boa coloração vermelha e camada de gordura uniforme.
Mas, ao invés de ficar falando e falando sobre o assunto, resolvi deixar com um saudoso mestre, que fez esse vídeo muito informativo.
Saiba como escolher uma boa picanha nesse vídeo com Marcos Bassi.
Picanha Recheada
Refogado
Numa panela, refogar uma linguiça calabresa fatiada, meia cebola e 3 dentes de alho. Temperar com orégano e manjerona ou com outros temperos que desejar.
Se quiser incrementar seu recheio com outros ingredientes, fique à vontade!
Abrindo a picanha
Abra a peça de picanha igual uma bolsa, dá para enfiar a mão dentro.
A peça estará presa nas pontas, mas com um buraco para que possa rechear.
Simples assim! Enfie uma faca afiada e comprida no meio da picanha e vá cortando até uma das laterais, deixe uma parede de dois dedos.
Depois volte a faca para o centro da picanha e corte para o outro lado, também deixando uns dois dedos.
Pronto o buraco está feito, agora é só rechear.
Cuidado pra não furar o outro lado da peça, lembre que bolsa tem fundo!
Recheando a picanha
Hora de fazer a Picanha Recheada – vai intercalando : refogado da linguiça
+ rodelas grossas (1 dedo) de provolone (escolha aquele pequeno que vem em pacote e a gente compra a peça inteira – vai usar um pacote)
+ refogado
+ rodelas de provolone – recheie até deixar espaço suficiente para fechar a carne com palitos de dente ou costurar com fio de cozinha.
Hora de assar
Levar pra churrasqueira com sal grosso só do lado da carne e não da gordura.
Colocar a capa de gordura pra cima pra derreter um pouco e hidratar a carne – fogo de churrasco forte – sem labaredas pegando na carne
– 30 minutos de cada lado com a grelha na parte mais alta.
Depois baixe a grelha – 20 minutos de cada lado para dourar.
O ponto, segundo o Carlos – onde você fechou a carne o queijo vai começar a sair derretido, quer dizer que cozinhou por dentro.
Valeu a dica….
Gostaria de saber se é possível fazer sem ser na churrasqueira. Obrigado.
Não acho possível Leonardo, pois é necessário um fogo forte para cozinhar a picanha, e só conseguimos isso em uma churrasqueira a carvão.
Fiz duas dessas, uma igual a receita e outra com bacon, ficaram uma delicia.
sucesso!