> Nome científico: Hylocereus polyrhizus
Origem: Indonésia
Informações: O termo pitaia significa fruta escamosa, também sendo chamada de fruta-dragão em algumas línguas, como o inglês. Como a planta só floresce pela noite (com grandes flores brancas) são também chamadas de Flor-da-Lua ou Dama da Noite.
Nascem em cactos.
Nascem em cactos.
Tamanho da fruta que comprei: 33 cm de diâmetro
Pesquise mais aqui
Minhas impressões: é uma fruta gelatinosa bastante consistente e densa, com cor de beterraba. Não muito doce, até com um leve toque de sal. É uma fruta grande para se provar um pedaço porque inteira vale por uma refeição. A casca é fina. Comi nela mesmo de colherada.
Me arriscaria a colocar uma fatia dessa fruta sobre um peito de frango grelhado. Aliás acho que ela poderia ir bem com carnes grelhadas.
Fotos: Cris Paz
>Que cor linda! Já a vi em supermercados, mas nunca comprei. Não imaginava que por dentro era assim. Parece um kiwi polpudo pink!
A consistência lembra a do kiwi?e as sementinhas?
bjs
>Ainda nao conheco essa fruta. Agora vou ficar atenta toda vez que que for as compras, pois quero muito experimentar. Parece mesmo gostosa.
bjs
>De tempos a tempos, os hipermercados fazem umas feiras de frutos exóticos, pode ser que encontre por cá a pitaia e que, finalmente, possa experimentar.
bjs
pipoka
>Cláudia as sementes não são tão crocantes quanto as do kiwi.Aliás, embora pareça um kiwi a consistência da fruta é bem mais mole. O kiwi é meio fibroso, a pitaia é gelatinosa.
Odete e Pipoka acho que vale à pena experimentar pela curiosidade gourmet. Não achei essa pitaia maravilhosa, não! Deliciosa achei uma menos famosa que vou postar depois que é a Pitaia Colombiana.Bem docinha e amarela com a poupa esbranquiçada.
Outra coisa: essa fruta é cara. Porque vendem por peso e ela pesa bastante.
>nunca na minha vida tinha visto essa fruta mas é realmente bonita, tem um aspecto apelativo.
>Alessander: Experimentei a pitaya no Mercadão e a achei um tanto sem graça. Mas, experimentando a Pitaya da China em uma das banquinhas, me rendi aos seus encantos. Ela é amarelada tanto externamente como internamente e também parece um kiwi com as suas sementinhas…mas é super docinha. Mas é claro, tem um porém….cada fruta (bem menor do que a pitaya vermelha) saía por meros R$ 20 reais!!!!! Ai.
>Risonha que bom então que pude apresentá-la a vc.
Simone concordo com vc sobre o sabor. Aliás, logo vou dar uma pitaia amarela colombiana que deve ser idêntica a essa que está falando e que também achei bem mais saborosa e docinha.
>Que coisa linda e totalmente novidade para mim?
É a fruta do momento?
Beijos.
>Carol a Pitaia começou a ser importada para o Brasil não faz muito tempo.
>Aqui na Australia tem muita dragon fruit… nunca me arrisquei a comer! Depois da experiência meio “cobaia” do Alessander, vou tentar dar uma atencao pra a “monstrinha”.
>Marcele não sei se vai gostar,mas posso te assegurar que a fruta dragão não solta fogo pelas ventas!
>Hoje comi uma pitaia pela primeira vez…A polpa ´´e branca com sementinhas pretas….adorei, mas esperava uma fruta um pouquinho mais dôce….Em compensação…a fruta é maravilhosa…Coisa de Deus mesmo….