Para os apreciadores do molusco (que deve sempre ser comprado de um fornecedor confiável e estar absolutamente fresco), essa receita de ostras é bastante refrescante e tem o toque adicional, bem brasileiro, que é dado pela cachaça. Como vai perceber é uma forma de preparo bastante simples, a parte mais trabalhosa – e onde precisa tomar bastante cuidado para não se machucar – é abrir e separar as conchas.
Mas não foi um chef nacional que desenvolveu o prato. A proposta da receita de ostras com cachaça é do chef francês Alain Uzan que deu-lhe o divertido nome de Caipiostra e incluiu no cardápio de ostras do Avek – um espaço integrado que conta com loja de vinho, bar à vin (um bar onde você pode degustar os vinhos que estão à venda na loja), restaurante e ainda sala privativa para degustações, cursos e reuniões de confrarias enogastronômicas. A matéria completa sobre minha visita ao Avek, você encontra aqui.
Caipiostra – chef Alain Uzan / Avek
Ingredientes:
12 ostras
100 ml cachaça
1 limão siciliano
1 ramo de Dill
1 grão de pimenta rosa por unidade de ostra
1 moedor de pimenta com pimenta preta
400 gr de sal grosso
Preparação e Montagem:
– abra as ostras e corte delicadamente o músculo que segura as conchas.
– em um prato, coloque o sal grosso (para suporte das ostras) e por cima as conchas com as ostras.
– dentro de cada ostra, coloque uma pitada de raspa de limão, esprema um pouco do caldo do limão, coloque uma colher de cachaça, um grão de pimenta rosa e a ponta do ramo do dill. Finalize com pimenta moída e deixe marinar por cinco minutos na geladeira.
Genteeeee eu precisava voltar aqui e contar, eu fiz essa receita e ficou MARAVILHOSAAAAAA!
Eu recomendo!
Amei, amei, amei!
Parabéns pelo blog e pelas receitas!
Imoveis na Praia Grande
http://www.belomarimoveis.com.br