Durante o SC Gourmet (leia a matéria completa com dicas de onde comer e beber em Blumenau no link) tive a oportunidade de provar a boa comida alemã do chef Heiko Grabolle no Restaurante Escola Senac Blumenau.
O Restaurante Escola Senac Blumenau funciona num prédio tombado, restaurado pelo Senac, que já abrigou, em outras épocas, a primeira maternidade da cidade de Blumenau (SC). Além da restauração interna, o Biergarten foi revitalizado. Assim, o restaurante pode se utilizar do espaço e servir no melhor estilo alemão de comer e beber num belo jardim ao ar livre.
A comida do chef Heiko Grabolle é leve e saborosa. Sinaliza para possibilidades menos encorpadas, da cozinha alemã. Afinal, nem só de Eisbein (joelho de porco) com Chucrute (repolho) é feita a gastronomia dos alemães.
Assim seguiu o cardápio do chef:
Currywurst – salsicha assada com molho de especiarias – o lanche mais vendido nas ruas alemãs.
Wurstauflauf – Escondidinho de linguiça Blumenau (o chef forneceu a receita – leia no próximo post).
Zigeunerschnitzel – Escalope de carne suína ao molho de pimentões – o prato mais vendido nos restaurantes alemães.
Bananenstrudel – strudel de banana com sorvete e molho de nata – aqui ele quis promover um encontro da cozinha alemã com a brasileira.
Para quem quer aprender sobre cozinha alemã – fica a dica do livro Cozinha Alemã que o chef Heiko Grabolle lançou pela editora Senac.
Créditos
foto do ambiente restaurante – imagem do blog do Senac Santa Catarina
fotos dos pratos: Alessander Guerra
foto do livro: imagem do blog do chef Heiko Grabolle