Sainte Marie Gastronomia

Sainte Marie Mtabaleh foto Cuecas na Cozinha - Sainte Marie Gastronomia

É preciso entender o espírito dessa casa simples, porém deliciosa, que fica na região do Morumbi. O Sainte Marie Gastronomia, rotisserie e restaurante, é a fofolândia do rei do mercizão, o carismático chef Stephan Kawijian. Deu pra entender? Não? Então vamos lá!

No menu do Sainte Marie Gastronomia, que contempla especialidades do mundo árabe, o capítulo das esfihas começa assim: “O que achamos que fica fofinho no forno à lenha”. E não é que as massas ficam fofinhas mesmo! Massa deliciosa e coberturas sempre bem temperadas, como a Basturma (carne desidratada envolta com páprica doce e especiarias, tradicional da cozinha armênia), a de Cordeiro (carne macia, rica em sabores, com toque de pistache) ou a de Zaatar (mistura de especiarias típica do Oriente Médio). Igualmente deliciosas são as esfihas de Coalhada; aliás a coalhada (Labna), de sabor suave, é pedida obrigatória; e a esfiha de Cebola caramelizada. Boas opções é que não faltam e, além do que está no cardápio, normalmente, há as esfihas do dia.

Sainte Marie Sfihas foto Cuecas na Cozinha - Sainte Marie Gastronomia

Outra dica imperdível é a Mtabaleh (foto de abertura- berinjela defumada, cebolinha, limão e essência de romã) para pesticar, acompanhada de pão sírio. Daqueles pratos de sabor intenso, que você nunca mais vai esquecer na vida!

No capítulo das carnes, o cardápio do Sainte Marie Gastronomia abre com a citação “Comidinhas que estamos tentando afofar ainda mais o ponto”, encontramos Kibes, Tartar, Kafta, Michui, Shawarma; seguindo pelos Grelhados, Assados e Linguiças (“Oi nós somos os fofos linguiças, fabricados toda quarta-feira e sem toucinho. Avise-nos, por favor se quiser no tamanho fofinho ou fofão, mercizão”).

Sainte Marie Tartar foto Cuecas na Cozinha - Sainte Marie Gastronomia

O Tartar em forma de kibe, tem carne, fresca e de qualidade, devidamente “afofada na faca” e temperada com picles, catchup e mostarda Dijon; para completar fritas. O Kibe Montado é outro prato, que enche as vistas e a boca de água, uma invasão de texturas e sabores. Intercala, kibe cru, carne refogada,tabule sem trigo, coalhada seca e cebola caramelizada.

Há ainda, uma sessão de peixes com pratos como a “Fofoella –  típico do outro lado do mar da Benuinolândia e lá ela se chama paella”. E, outros pratos tradicionais como Moussaka (lasanha de berinjela com carne moída tradicional grega) e  Couscous Marroquino; enfim, muita coisa pra dar vontade de voltar sempre.

Sainte Marie Kibe Montado foto Cuecas na Cozinha - Sainte Marie Gastronomia

De sobremesa Bassboussa (bolo de semolina que eu gosto pacas!) e essa mousse emocional (você vai se emocionar!) de chocolate.

Várias opções do cardápio também podem ser compradas na rotisserie do Sainte Marie Gastronomia  para levar pra casa.

Sainte Marie Mousse de chocolate foto Cuecas na Cozinha - Sainte Marie Gastronomia

Comecei a matéria falando da importância de entender o espírito da casa, para aproveitar seus sabores ao máximo. Então, se você é um estressado com atendimento, não vá, porque as coisas por lá andam ao seu tempo. Mas se você se concentrar na simpatia do chef, que passa o tempo todo pelas mesas, e nos sabores de uma comida que nunca comerá igual em outro lugar – Vale muito a visita! A dica é chegar cedo, estar entre amigos e partilhar cada prato com um bom bate-papo, foi o que fizemos!

Sainte Marie Bassboussa foto Cuecas na Cozinha - Sainte Marie Gastronomia

O final do menu resume bem o que eu disse:

Sainte Marie - Sainte Marie Gastronomia

Sainte Marie Gastronomia

Rua Dom João Batista Costa, 70 – Jardim Taboão

fone: 11 3501-7552 (esse é um restaurante familiar, então ligue antes de sair de casa para checar horários – basicamente só abre para almoço) segunda a sexta: 12h às 19h. sábado: 12h às 17h30. domingo: fechado

Alessander Guerra

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*