>
O Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA) lançou ontem a Semana do Peixe 2009 que tem como objetivo incentivar o consumo de pescado em todo o país. Na verdade, serão duas semanas já que o evento segue até o dia 15 desse mês.
A campanha conta com apoio do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Entre as entidades parceiras está a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) que coordenarão as ações de promoção de pescados e festivais gastronômicos organizados por seus afiliados.
Dicas de compra
- o pescado fresco, por exemplo, deve ser úmido, firme e sem manchas estranhas na pele, no caso dos peixes e moluscos, ou na carapaça, no caso dos crustáceos.
- os olhos devem estar brilhantes e salientes. As brânquias devem estar úmidas, brilhantes e com cor entre o rosa e o vermelho intenso.
- crustáceos devem ter a cor própria da espécie e não apresentar cor alaranjada ou negra na carapaça.
- mariscos só podem ser vendidos vivos
- polvos e lulas devem estar com a carne consistente e elástica.
Conservação
- Após o descongelamento, os pescados só podem ser congelados novamente se cozidos e preparados.
- No congelamento caseiro, os peixes devem ser mantidos inteiros, mas sem as vísceras.
- Camarões e lagostas devem ser congelados sem cabeça.
- Nunca se deve congelar espécies diferentes num mesmo recipiente.
- Ao manusear o pescado, o vendedor deve utilizar luvas descartáveis e a higiene do local de venda deve ser observada como um todo.
- Os peixes são alimentos extremamente perecíveis e por isso é necessário tomar muito cuidado com seu manuseio.
Quem quiser baixe essa cartilha que tem várias dicas. Fala sobre as propriedades dos pescados, formas de preparo e receitas.