>
Carlo Petrini (presidente do Slow Food)
Sabe quando você ouve algumas palavras de alguém e aquele alguém te sacode? E esse alguém fala outra língua, mas você consegue entender perfeitamente o que ele quer dizer?
Assim foi minha experiência com Carlo Petrini, presidente internacional do Slow Food, que encerrou o congresso Mesa Tendências(organizado pela revista Prazeres da Mesa e o Senac de São Paulo).
Eu resolvi publicar algumas frases que ouvi durante a palestra emocionante desse italiano incansável que utiliza a gastronomia para fazer um mundo melhor.
Caro Carlo Petrini desculpe se eu não conseguir reproduzir literalmente suas palavras, aqui vai o muito que elas significaram para mim:
– Quem semeia a utopia colhe a realidade.
– Não há futuro se não houver respeito à memória.
– Peguem os saberes dos humildes e coloquem em circulação.
– “Ora e Lavora”.
– O Valor está na Reciprocidade.
– Devemos respeitar algo que nos pareça pouco útil hoje, porque amanhã pode ser de grande valor.
– A Gastronomia não é só o alimento. É a história, a geografia, a política, a economia. Porque desde sempre, para se comandar as pessoas não é preciso comandar as cabeças, é preciso comandar as barrigas.
– Cada povo necessita ter sua soberania alimentar.
– Os sabores tradicionais e a tecnologia devem caminhar juntos.
– Chefs coloquem os camponeses ao seu lado, porque sem eles vocês não conseguem ser quem são.
– A transformação é melhor que a revolução. A transformação é lenta, mas definitiva. Ela não rompe com os valores, só os transforma.
E por fim ele disse que acredita muito no potencial de transformação do Brasil e citou o Albatroz, que na terra tem as pernas tão pequenas que mal consegue equilibrar-se com seu peso, mas a hora que bate as asas e alça vôo é magnífico.
foto: Alessander Guerra
>Sábio. Simples e sábio.