Para fazer essa receita de Sorvete de Baunilha ou Gelato de Baunilha, porque fica bem cremoso como o das gelaterias, você vai precisar de poucos, mas bons ingredientes. Uma sorveteira também seria interessante, para facilitar o trabalho de bater, resfriar e dar cremosidade; mas se não tiver, tudo bem, faz aquele processo de bater e levar à geladeira, depois tirar e bater de novo; mas isso eu explico mais abaixo.
De qualquer forma, com ou sem sorveteira, o que importa é que seu Sorvete de Baunilha ou Gelato de Baunilha estão garantidos!
Aproveito também para dizer que essa receita é base, ou seja, você vai poder acrescentar outros ingredientes, desde que eles não alterem a consistência. Exemplos: castanhas picadas, frutas secas, especiarias. Enfim, o seu Sorvete de Baunilha ou Gelato de Baunilha pode se transformar no que lhe der na telha.
Sorvete de Baunilha ou Gelato de Baunilha
Ingredientes para fazer 1 litro
2 xícaras de leite integral ou tipo A (quanto mais gordura melhor)
3/4 de xícara de açúcar
4 gemas
3/4 de creme de leite fresco gelado
1 fava de baunilha
Modo de Preparo
Corte a fava de baunilha ao meio, no sentido do comprimento. Com a ponta da faca, raspe as sementinhas.
Leve ao fogo médio em uma panela: o leite, metade do açúcar, as sementes da baunilha e também a casca da baunilha que você acabou de raspar. Deixe ferver e desligue, mantenha a panela coberta por uns 20 minutos para pegar gosto, enquanto esfria.
Em outra vasilha bata as gemas com a outra metade do açúcar, até ficar uma mistura clara e espessa.
Agora chegou a hora que a porca pode torcer o rabo. Saiba que quando vai despejar uma mistura quente numa gema, pode ser que ela vire uma fritada e aí – jaz um doce. O lance é o seguinte: Essa misturinha da baunilha já deu uma resfriada (20 minutos citados acima), enquanto você fez a gemadona. Agora vira só um pouquinho desse líquido nas gemas e mexe bem. Depois mais um pouquinho e mexe bem de novo. Faz umas 3 vezes, que a gema vai sacar que a temperatura dela agora é outra e depois pode misturar tudo.
Com tudo misturado, leve ao fogo para aquecer novamente. Vá mexendo sempre até engrossar, mas não deixe ferver. Desliga e agora vamos para o banho “Maria-Gelada”.
Como fazer um banho “Maria-Gelada”: vasilha grande + água + gelo – essa Maria vai dar um choque no coitado do sorvete. Ele vem todo quentinho e ela friiiiiaaaaa. É óbvio que no final ele esfria também.
Despeje a mistura que saiu do fogo numa vasilha e leve essa vasilha sobre o banho “Maria-Gelada” para esfriar. Vá mexendo enquanto esfria. Assim que esfriou você acrescenta o creme de leite fresco bem gelado e termina de misturar.
Tem sorveteira? Ótimo leva pra bater até ganhar a textura cremosa do sorvete.
Não tem? Vai ter que se ralar mais um pouco. Põe no freezer deixa gelar. Começou a endurecer. Tira e bate. Põe de novo e deixa gelar. Tira e bate. Umas 4 vezes para ficar cremoso.
Depois de todo o processo deixe no freezer pelo menos por 1 hora antes de servir.