A – Já falei aqui que no início do ano viajei pelo Rio Grande do Sul e em minhas andanças estive no Caminho das Pedras e na Casa da Erva-Mate da Família Ferrari. Pois bem, vim de lá com um pacotinho de 1kg.
B – Gosto muito de tomar Mate com leite e aveia do Rei do Mate.
C – Ganhei uma lata de Leite em pó Ninho (que é tudo de bom e mais um pouco)
Eis que as idéias tortas começam a cutucar (A+B+C=?). E se eu fizesse um sorvete de Mate com Leite e Aveia? Chegou a hora da química. Ingredientes possíveis dispostos, feito tubos de ensaio.
- Peguei 2 xícaras de leite e levei para aquecer com 2 colheres de sopa bem cheias de Leite em pó + 2 colheres transbordantes de Erva-Mate+ 1/4 de xícara de açúcar. Mexi tudo até ferver. Depois coei porque ninguém vai querer chupar sorvete com tanto pó.
- Fazendo um banho “Maria-Gelada” – vasilha grande, água e gelo – essa Maria vai dar um choque no coitado do sorvete. Ele vem todo quentinho e ela friiiiiaaaaa. E é óbvio que no final ele esfria também.
- Em outra vasilha bata 4 gemas com 2/4 de xícara de açúcar até que a mistura fique clara e espessa. (eu uso fouet – um tipo de batedor – parecido com a pá da batedeira, mas que hoje é feito de silicone – meu amigo Tomás me deu vários ótimos da marca canadense Cuisipro que ele importa – olha o merchandising aí gente!)
- Agora chegou a hora que a porca pode torcer o rabo. Saiba que quando vai despejar uma mistura quente numa gema pode ser que ela vire uma fritada e aí – jaz um doce. O lance é o seguinte: Essa misturinha do item 1 já deu uma resfriada enquanto você fez os itens 2 e 3. Agora vira só um pouquinho desse líquido nas gemas e mexe bem. Depois mais um pouquinho e mexe bem de novo. Faz umas 4 vezes que a gema já vai sacar que a temperatura dela agora é outra. E depois pode misturar tudo e levar ao fogo para aquecer novamente. Vá mexendo até engrossar, mas não deixe ferver.
- Mistura sai da panela, vai pra uma vasilha que vai ser colocada sobre a outra que tem a Maria-Gelada – mexa até que esfrie e adicione ¾ de xícara de creme de leite fresco e 1 colher de sopa de aveia.
- Tem sorveteira? Ótimo leva pra bater até ganhar a textura cremosa do sorvete.
- Não tem? Vai ter que se ralar mais um pouco. Põe no freezer deixa gelar – Tira e bate. Põe de novo e deixa gelar – Tira e bate. Umas 4 vezes para ficar cremoso.
Para servir eu coloquei numa taça de vinho e salpiquei um tantinho de aveia.
>RSRSRSRSR…EU QUERO MUITO ESSE SORVETE…..!!!!!!
DEVE TER FICADO BOM..PELO MENOS A CARA DELE ESTÁ MARAVILHOSA!!!!!
BJSSSSSSSS
>Fê vou ter que fazer outro porque esse aí já era.
>Alessander…. isso é bom demais!!!
>Oi, Alessander! Tudo bem?
Para responder à sua pergunta… Não recebi o seu e-mail. Será que você me pode mandar novamente…?
Obrigada. 🙂
Abraço.
>Pode ter certeza Risonha, claro que em primeiro lugar precisa gostar da erva-mate.
>Ok Elvira estou enviando novamente.
>Duvida: o que é erva mate? È matcha?
Adorei o seu texto, estive a imaginar você na cozinha conversando com os seu botões em voz alta, hehe…!
O aspecto, hummm.. magnifico!
>Marizé respondi sua pergunta com um post
>A erva deles é melhor, na minha opinião!
bjo,
Nina.
>Gourmandise a erva-mate da Família Ferrari realmente é muito boa!
>Eu só posso dizer – mesmo a foto levando a minha assinatura – a iamgem não chega nem perto da gostosura que é este sorvete.
É MOOOOOOOOOOOOITO BOM!!!
bjs
>nossa adorei a idéia, o nome e o texto…divertissimos..
eu passo o dia td bebendo mate cocido…minha abu argentina q faz…1litro d eágua 3 colh de sopa gordas de erva mate e 2 rasas de açúcar ferve(cuidado q transborda igaul a leite), deixa ferevento por 5-10 minutos, desliga, esfria. bebe-se galdo ou quente…eu adoooro, tomo mais de 2 litros por dia…ai a noite nao durmo nadica né?eheh
bjs
>Laila agora tem uma nova forma de preparar seu mate.
>Isso só tem um nome…CRIATIVIDADE.
Beijos
>Obrigado Fer, se gosta de erva-mate faça porque fica bom.
>Que dupla sacada, nome e sorvete. Com a chegada do calor por aqui, ja vou eu tentar encontrar a erva p/ reproduzir a receita. Valeu!
>Que idéia maravilhosa! Não vejo a hora de pô-la em prática =)
Conheci seu blog essa semana e estou apaixonada… parabéns!
Gostei dessa receita fácil e original! Parabéns! Vou testá-la também, assim como o bolo de paçoca. Aviso-te quando fizer,ok? Abraço!