Finalizando as dicas de onde comer bem em Florianópolis (SC); hoje é dia do The BlackSwan Pub – dica do Guilherme do Gastrobirra com fotos da @MicMX, que já falaram por aqui do Café Kiwi e do Delícias do Campo e encerram sua jornada com um pé na terra da Rainha falando desse Gastropub. Vai de Birra hoje Guilherme?
“Por último, uma das revoluções surgidas na crise econômica de 2008 que veio parar no Brasil: um Gastropub legitimamente inglês, com direito a jogo de dardos e ótimo rock inglês.
O Gastropub é uma invenção dos ingleses em meio à crise econômica de 2008. Como os Pub´s por lá só serviam bebida – coisa diferente do que vemos aqui – alguns começaram a ver seus estabelecimentos perdendo até mesmo os mais fiéis dos clientes. Resolveram, então, expandir seus cardápios e implementar a comida mais elaborada no estabelecimento.
Por aqui esses serviços chegaram com ainda maior elaboração no cardápio, implementando pratos e não somente petiscos. Já nas bebidas, começaram a trazer cervejas e chopes com maior qualidade e variedade das aqui comumente encontradas.
E é isso que o “The BlackSwan” oferece: um gastropub com comida típica inglesa, com toque brasileiro em algumas delas e, claro, bom chopp britânico, todos servidos no tradicional Pint, como o New Castle Brown Ale, Old Spackled Hen e o irlandês Guinness. Não se pode esquecer da carta de cervejas, bem diversificada e até com direito a um exemplar da austríaca Eggemberg Samichlaus de 3,5l.
Eu já havia ido diversas vezes neste Pub, inclusive recebendo bênção de Sir. Guilherme – já explico o porquê –, e por cavalheirismo levei a namorada para também ser coroada como uma Lady. Mas antes disso tudo, claro, pedi um New Castle, delicioso chopp.
Mas voltando ao momento cavalheirismo, pedimos um tradicional Fish and Chips: esses não servidos em jornal como os britânicos, mas em um belo prato acompanhado de ervilhas frescas na manteiga, molho tártaro e um delicioso molho de morango picante.
Chegado o prato, fomos contemplados com aquela deliciosa massa crocante envolta no peixe e com receita secreta –água com gás e cerveja – para alcançar essa crocância. Acompanhando o prato pedi, por certo, um Old Spackled Hen, que caiu muito bem, e a namorada uma taça de um gostoso vinho branco.
Após terminarmos nossos pratos, a garçonete inglesa retirou-os e exclamou em um português com fortíssimo sotaque britânico: “muito bem, Fish and Chips, agora vocês são considerados ingleses”! Ok, agora é Sir Guilherme e Lady Michele rsss – brincadeirinha infame essa-!
Já na saída, uma das garçonetes nos avisou que durante a semana o Pub oferece almoço a 14,95 estalecas (preço outubro/2010), com direito a entrada, prato principal e sobremesa. Claro que voltamos e comemos mais uma vez, e muito bem. Os pratos desse cardápio são todos de inspirações inglesas, trazidas pelo Chef Fred, que passou 10 anos na Inglaterra.
O Pub abre de domingo a domingo, aberto a partir do meio dia, sendo que a partir das 22h começam os shows com bandas locais e da região. Durante o dia o pessoal é animado pelos jogos na televisão e chopp gelado.
>Quando fui a Floripa fiquei tentada a ir nesse pub, mas não tive tempo, mas na próxima, ele não me escapa!
Abs!