>
Ele chegou depois de autografar livros e sentou-se na escada, no chão do auditório, enquanto aguardava o final da palestra do espanhol Marcelo Tejedor (Casa Marcelo – Santiago de Compostela) na Semana Mesa SP, promovida pelo Senac São Paulo e a revista Prazeres da Mesa
Da rebeldia da tatuagem à maturidade dos óculos de grau, Alex Atala é um chef generoso. Começou sua palestra dizendo que conseguiu muitas coisas em sua vida e agradeceu seu sucesso em 50% a Geovane -o chef que está no D.O.M, enquanto ele não está.
Com uma simplicidade, que deveria ser mais copiada do que seus pratos, Atala discorre em 6 receitas como avalia o sabor de cada ingrediente, texturas, combinações e por fim, a mente aberta para a criação. Como fazer para que você coma pensando que tem carne sem que haja carne? Vamos lá: qual o sabor da carne? E por aí, seguem suas pesquisas até que juntando A + B + C + etc, está lá ao sabor da carne.
Obviamente, tem de se experimentar conhecer o sabor de cada ingrediente (e olha que são muitos!) e aí começar a alquimia da mistura, com toques de ousadia e incansáveis testes.
Todos querem ter o DOM, não o restaurante do chef, obviamente; quer dizer, na verdade, muitos até gostariam de ter o restaurante do Atala. Ficam algumas reflexões:
- cada um é único, portanto só existe um original.
- inspiração também requer transpiração.
- sabor é indispensável.
- quão rica não será nossa gastronomia se os futuros chefs fizerem a si a pergunta: porque amo mesmo de cozinhar?
>É por isso que ele tem sucesso… é honesto e trabalhador 🙂
>Muito oportuna essa matéria sobre talento e humildade. Gostei.
Um abraço
João Mario
https://picadinhodebacana.blogspot.com
>Olá, Alessander!!!
Parabéns pelo blog, já inclui nos meus favoritos.
Li uma entrevista do Alex numa revista e virei fã dele, o cara não chegou no topo à toa. É honesto, trabalhador e não tem medo de arriscar e ser feliz.
Abraços,
Rose
>Ameixa o sucesso não é à toa
>João Mario fico feliz. Volte sempre!
>Obrigado Rose. Estou te esperando para novos bate papos. abs