A história dessa Torta de Abobrinha surgiu como tantas outras receitas que eu faço; da mistura de ideias tortas! rs . Enquanto estava fazendo, publiquei as fotos no Instagram, já segue? (@cuecasnacozinha) e todo mundo começou a me perguntar sobre a receita.
Vamos lá! Precisava fazer uma torta vegetariana para levar num encontro de amigos, dois são vegetarianos e o restante não, mas todo mundo gosta de abobrinha e era ela que eu tinha na minha geladeira. Hora de utilizar uma receita prática de torta de liquidificador, acrescentando na cobertura abobrinha e temperos.
Foi aí que resolvi fazer essa Torta de Abobrinha de um jeito diferente. Decidi cortar a abobrinha no sentido comprido, em lâminas finas, usando o meu fatiador. Aí pensei em fazer rolinhos de abobrinha para serem “espetados” na massa. O desenho dos rolinhos começou a ficar bonito. Fui espalhando do meio para as pontas, até cobrir a massa toda. Depois uma bela regada de azeite extra virgem, sal grosso e alecrim.
Levei ao forno por 40 minutos a 200 graus e depois coloquei na função grill, para dar essa dourada, por uns 10 minutos.
Torta de Abobrinha
Massa
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 1/2 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de óleo
2 xícara de leite
2 colheres de sopa de fermento em pó
3 ovos
Modo de fazer
Bate tudo no liquidificador coloca primeiro os líquidos e depois os sólidos pra facilitar na hora de bater.
Cobertura e Montagem
Com um mandoline, descascador, cortador de queijo, fatiador, etc, corte uma ou duas abobrinhas grandes no sentido comprido; fazendo lâminas finas e compridas de abobrinha. Enrole cada lâmina e enfie os rolinhos de abobrinha na massa da torta até preencher toda a forma (veja a foto).
Depois de colocar todas as abobrinhas dê uma boa regada de azeite por cima de toda a torta e salpique bastante sal grosso e alecrim.
Forno pré-aquecido 200 graus até que doure a torta – vai demorar entre 30 min e 40 min
Se tiver no seu forno a função grill ou gratinar – coloque por 10 minutos – vai dar esse toque torradinho na torta. Se não tiver essa função no seu forno, não tem problema, use só o tempo de cozimento sugerido acima.
Tenho certeza que fica uma delícia, mas ainda forraria com mussarela.
Boa Tarde.
Gostaria de saber se ela não fica salgada por causa do sal grosso. É muito sal grosso que vai? posso fazer sem o sal grosso?
Obrigada.
sal é sempre à gosto.
Olá! Fiz essa torta e ficou deliciosa! O sal grosso e o alecrim são o toque especial que não pode faltar! Obrigada pela receita!
Acredito que só com alecrim e sal grosso deva ficar muito bom.
Ola..Gostaria de saber se posso fazee somente com farinha integral???
sempre pode
Adorei a receita, vou fazer!!
Ficou sensacional! Mas fiz com abobrinha e cenoura ralada, adicionei cubos de queijo. Mas senti falta de sal na massa… 🙁
é que o sal grosso já é suficiente, mas se preferir coloque mais sal ainda na massa.
Ficou maravilhosa a minha,só acrescentei azeitonas e tomatinhos cereja no centro de cada rolinho de abóbrinha…
Vc acha q ficaria bom com beringela ou mesmo abobrinha enrolados com frio??
Obrigado.
com certeza!
Errata: frios
Tenho uma conhecida que faz uma versão desta receita com rolinhos entremeados de cenoura, abobrinha e berinjela, e na massa uma mistura de queijo ricota. Acho que é uma variação que pode valer a pena tentar.