Essa receita de Torta de Chocolate e Maracujá foi criada pelo chef Pâtissier Murillo Lima. Já falei nesse post da minha visita na Murillo Lima Patisserie e Café em Campos do Jordão, um lugar imperdível para quem estiver passando pela cidade.
Não sei você, mas eu acho essa combinação de chocolate com maracujá perfeita. O azedinho do maracujá contrasta muito bem com o chocolate, as cores ficam lindas juntas, melhor ainda se deixar as sementes, vai dar uma crocância interessante no doce.
Prestem atenção que nessa receita o chef ensina, na verdade, várias receitas. Você pode, por exemplo, não fazer a torta, mas fazer a Trufa Meio Amarga com a Geleia de Marcujá. Também pode optar em fazer só a Mousse de Maracujá, ou acrescentar a Trufa na Mousse, enfim, aproveite!
Torta de Chocolate e Maracujá
Massa:
250g de farinha de trigo
150g de manteiga
100g de açúcar
1 gema
-Misturar todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Reserve. Abra a massa em uma forma de fundo falso de 25 cm e leve para assar em forno 180º até dourar as pontas, retire e reserve até esfriar.
Trufa Meio Amarga:
400g de chocolate Meio Amargo Belga
200g de Creme de leite Fresco
15ml de Rhun
-Ferva o creme de leite, adicione sobre as gotas de chocolate e deixe por cerca de 10 minutos, mexa com um foûet, até ficar homogêneo, finalize com o Rhun e verta sobre o fundo da torta já assada ( reserve parte para decorar).
Mousse de Maracujá:
400g de Leite condensado
200g de creme de leite Uht
100ml de Suco de Maracujá Concentrado
-Bater todos os ingredientes em um liquidificador até ficar homogêneo, e verta sobre a camada de truffa, Leve para gelar por 5 horas.
Geleia de Maracujá:
2 unidades de Maracujá fresco
150g de açúcar
Colocar os ingredientes em uma panela, levar ao fogo e deixar reduzir até ponto de geleia, leve à geladeira até esfriar.
Chantilly*:
200g de creme de leite fresco
50g de açúcar
Misturar os dois ingredientes e bater em uma batedeira até ficar em ponto de chantilly ( não bata de mais pois pode talhar), coloque em um saco de confeitar com bico pitanga e reserve.
*Uma opção são os chantillys de caixinha, basta adicionar na batedeira e bater)
Montagem
Retire a torta da geladeira, faça pitangas de chantilly na volta da torta, coloque no centro sobre a mousse a geléia de Maracujá e com auxílio de um saquinho, risque com parte da truffa reservada toda a superfície da torta.
Voilá.
(foto de divulgação)
“Leve para gelar por 5 horas” congelador ou geladeira? e precisa estar já dentro da massa??
Oi João, gelar é na geladeira. Já dentro da massa
Amei essa receita! Nada complicada, amei!