Sou um apaixonado pela confeitaria portuguesa, aprecio muito a arte que eles têm de lidar com ovos. Essa receita de Toucinho do Céu é mais um bom exemplo, dos chamados doces conventuais portugueses, a doçaria que nasceu dentro dos conventos.
O chef Erivaldo Sousa, que comanda as panelas da Tasca do Arouche forneceu sua receita de Toucinho do Céu para os leitores do Cuecas na Cozinha.
A Tasca do Arouche, restaurante de cozinha portuguesa especializado em bacalhau, é uma sociedade do empresário José Maria Alves, também dono da já conhecida Tasca do Zé e da Maria (Pinheiros), com o empresário Raphael Jafet. Eles inauguraram a Tasca do Arouche, no térreo do Hotel San Michel, no Largo do Arouche.
Toucinho do Céu
Rendimento: 10 porções
Ingredientes:
¼ xícara de chá de açúcar
½ copo americano de água
2 xícaras de chá de amêndoas trituradas
1 tampinha de essência de amêndoas
4 ovos inteiros
11 gemas
1 pitada de amido de milho
Modo de preparo:
Em uma panela, faça uma calda com o açúcar e a água. Deixe-a esfriar e em seguida acrescente a amêndoa picada junto com a essência de amêndoa. Mexa e acrescente as gemas batidas com os ovos inteiros batidos. Adicione uma pitada de amido de milho.
Em seguida, mexa todos esses ingredientes e deixe cozinhar até engrossar. Depois, unte uma forma com manteiga e distribua a massa. Leve ao forno médio por 30 minutos. Sirva com açúcar refinado em cima para enfeitar.
Acesse a Tasca do Arouche