Ontem aconteceu a final Sul-Americana do World Chocolate Masters (mais importante competição de chocolate do mundo) patrocinado pela Barry Callebaut, detentora das marcas Callebaut, Cacau Barry e Carma; líder mundial na produção de chocolates de alta qualidade. O tema desse ano “A Arquitetura do Sabor”. Pelas fotos que tirei conto pra vocês um pouco como funciona o World Chocolate Masters.
Em cada etapa da competição os chefs precisam apresentar ao júri seu prato com chocolate, argumentando os motivos que os levaram à criação; tendo como foco o tema “A Arquitetura do Sabor”
Entre os finalistas os brasileiros Diego Lozano (Escola de Confeitaria Diego Lozano), Giuliana Cupini (Ateliê Dolci & Cioccolatini) e Sérgio Shidomi (brasileiro radicado no Canadá – headchocolatier e pastry chef no Old Firehall Confectionery – que fica na cidade canadense de Ontário) e a colombiana Astrid Morales (Sharmei).
Infelizmente, a colombiana Astrid Morales estava presente mas não conseguiu participar porque todo o seu material de trabalho ficou retido na alfândega da Colômbia.
Entre outras coisas o júri avalia a apresentação e o sabor
No júri só feras: Philippe Vancayseele (coordenador do centro de treinamento da Barry Callebaut Chocolate Academy no Canadá), Laurent Suaudeau (Escola da Arte Culinária Laurent), Renata Arassiro (embaixadora da Callebaut no Brasil e proprietária da loja Renata Arassiro Chocolates), Dominique Guerin (Boulangerie Guerin), Amanda Lopes (JellyBread), Fabrice Le Nud (Patissêrie Douce France) e Mara Mello (Patissêrie Mara Mello).
Os chefs precisam montar um prato para cada jurado e um vai pra foto
World Chocolate Masters Barry Callebaut
A competição com o tema “A Arquitetura do Sabor” teve início às 8 da manhã.
Primeira etapa a confecção de Bombons Moldados para a avaliação do júri (foto de abertura – da esquerda para a direita as criações de Diego Lozano, Sérgio Shidomi e Giuliana Cuppini).
Depois hora dos participantes criarem uma Sobremesa Clássica Revisitada (na foto a criada por Giuliana Cupini e na sequência a do Diego Lozano);
logo após uma Sobremesa Gastronômica (Diego Lozano e Sérgio Shidomi);
…um Entremet de Chocolate (na foto já fatiado o entremet delicioso e cheio de nuances de sabor criado pelo chef Sérgio Shidomi)
…e por fim Esculturas Artísticas com Chocolate (na primeira foto escultura de Sérgio Shimura, na foto do meio as chefs e juradas Mara Mello e Renata Arassiro avaliam a escultura de Diego Lozano).
Perto das 18 horas saiu o resultado e o vencedor foi o chef Sérgio Shidomi (nessa foto além dos chefs participantes o chef Philippe Vancayseele – coordenador do centro de treinamento da Barry Callebaut Chocolate Academy no Canadá).
não é fácil gente! tem que se emocionar mesmo!
Sérgio Shidomi, embora radicado no Canadá, se inscreveu com a condição de representar o Brasil; conforme contou o chef Philippe Vancayseele enquanto entregava o prêmio a ele.
Aliás, tive a oportunidade de conversar com Vancayseele – muito simpático, o chef conhecido mundialmente por suas esculturas de chocolate, me contou que adora o Brasil e está muito contente que a Barry Callebaut abrirá em breve uma Chocolate Academy por aqui.
Aproveitando ele pediu para que todos os outros chefs se unam para ajudar Shidomi na competição mundial que acontecerá em outubro na França.
Escultura artística de chocolate do campeão – do fruto do cacaueiro à barra de chocolate.
É um orgulho pra nossa família. Estamos torcendo muito pra ele fazer uma grande apresentação na França. Para nós da família, ele já é um grande vencedor e um grande artista. Vamos torcer todos juntos para trazer esse premio para Brasil.
Nós também estamos torcendo por ele Ana Lucia!
São pessoas assim que ainda nos fazem sentir orgulho de ser brasileiro. Parabéns e muitas vitórias para vc!!!!!!!!!!! BJS